terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Com frota sucateada, Prefeitura de Tarabai suspende serviço de coleta de lixo orgânico e de materiais recicláveis


Fotos: Cedidas

Atendimento no Paço Municipal também estará suspenso até o dia 31 de janeiro.
Por Bruna Bonfim, g1 Presidente Prudente
A Prefeitura de Tarabai (SP) suspendeu o serviço de coleta de lixo orgânico e materiais recicláveis devido ao sucateamento da frota de veículos. Conforme a Assessoria de Imprensa do Poder Executivo, o lixo orgânico não está sendo recolhido há cinco dias e os materiais recicláveis há 12 dias.
A previsão é de que o serviço voltado ao lixo seja retomado nesta quarta-feira 8, com o conserto de um dos veículos. Já a coleta seletiva deve voltar nesta terça-feira (7). Toda a demanda deve ser atendida nos próximos 15 dias, segundo a administração municipal.
Conforme um levantamento feito pela própria Prefeitura, mais de 80% dos veículos se encontram sem condições de uso. Dos 38 veículos da frota, 30 estão quebrados.
“Os veículos com péssimo estado de conservação vão desde ônibus escolares a ambulâncias”, pontuou.
Conforme o prefeito recém-empossado Rubens Pinaffi Junior (União Brasil), os principais problemas encontrados são falta de bateria, extintores, pneus e manutenção preventiva.
"Essa situação vem do desgoverno da gestão anterior. Infelizmente, os carros chegaram nessa situação em virtude da falta de manutenção há muito tempo", disse ao g1.
Além disso, ele informou que cada veículo será analisado para verificar se há possibilidade de ser reformado. Caso contrário, farão o descarte correto ou irão leiloar.
Um decreto publicado pelo Poder Executivo instituiu expediente interno nas secretarias municipais de Administração e Finanças do dia 2 ao dia 31 de janeiro, para adequação do orçamento e as finanças para o ano de 2025. Desta forma, não terá atendimento ao público.
Além disso, o documento aponta que a gestão do ex-prefeito José Roque da Silva Lira (PV) não forneceu todas as informações, documentos e dados detalhados sobre o orçamento, projetos e programas de governo, “indispensáveis para a transição governamental, a fim de garantir a continuidade das atividades administrativas e a prestação de serviços públicos”.
O decreto ainda ressalta que estão mantidos os serviços prestados pelas secretarias municipais de Obras e Serviços, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Cultura, Assistência Social, Esporte e Turismo.
Outro lado
A reportagem do g1 entrou em contato com o ex-prefeito José Roque da Silva Lira, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário