PROJETO PARA INCENTIVAR RECICLAGEM NAS ESCOLAS ARRECADA QUASE 10 TONELADAS DE ITENS
Lançado em março deste ano, o projeto mobilizou os alunos para o recolhimento de produtos que tenham certo valor para a reciclagem, incluindo tampinhas, latinhas, embalagens de leite (com laminado interno), lacres de latinha e garrafas de plástico tipo pet. Os estudantes levaram esses materiais para a escola, para que os professores pudessem contabilizar a pontuação e providenciar o recolhimento.
Cada material teve uma pontuação específica. As tampinhas de plástico e metal acresciam 0,5 ponto por unidade, mesma pontuação dos lacres de latinha e garrafas plásticas do tipo pet. As latinhas de refrigerante e similares acresciam dois pontos a cada unidade, enquanto que as caixinhas de leite com laminado interno significavam mais um ponto por unidade coletada.
O projeto resultou na arrecadação de quase 10 toneladas em itens recicláveis, sendo o material destinado para a cooperativa de reciclagem que atua no município. Foram recolhidas 57.342 latas, 201.286 tampas, 169.758 garrafas pet, 12.636 caixas de leite e 62.548 lacres.
Participaram da ação os estudantes de quarto ano das escolas EMEF Álvaro Coelho, Colégio Aliança, EMEF Santa Duarte D'Incao, EMEF Arthuzina de Oliveira D'Incao, Colégio Venceslauense, EMEFEI João Rodrigues, Escola Cooperativa, EMEFEI Aparecida Therezinha de Medeiros, EMEFEI Lúcio Mariano Pero e Colégio Escoteco.
Considerando as pontuações dos itens arrecadados, o ranking entre as escolas teve o 4º ano A da EMEF Santa Duarte na terceira colocação, com 40.046 pontos, o Colégio Aliança na segunda colocação com 40.935 pontos e o 4º ano B da EMEF Álvaro Coelho na primeira posição, com 57.879 pontos. As turmas serão premiadas com sessão de cinema com pipoca, jogos de tabuleiro e tablets para uso no ambiente escolar, respectivamente.
O evento foi prestigiado pela prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, bem como pela secretária municipal de educação, Daniela Kubinyec, pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Seaama), Marcelo Gonçalves, pelo assessor pedagógico Aparecido de Melo, pelo engenheiro ambiental Moacir Tetila, demais membros do grupo gestor, além de diretoras, vice-diretores, professores e profissionais das escolas participantes.
Trata-se de uma das ações do Programa de Educação Ambiental executado no município, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Seaama), Educação (Semec), Assistência Social (SMAS), Finanças, Saneamento Básico e Administração. O programa prevê ações relacionadas ao Meio Ambiente, formas de preservação e conscientização da população venceslauense sobre o tema.
A Prefeitura de Presidente Venceslau parabeniza todos os alunos, pais, responsáveis, professores e demais apoiadores que atuaram para que o projeto tivesse êxito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário