Já ouviu falar de banho premium? Tendência ganha as redes e impulsiona vendas das categorias de beleza e cuidados pessoais
Prática compartilhada por influenciadores aumenta o interesse por produtos que oferecem não só a limpeza, mas também o bem-estar
Por Caroline Nunes — Rio de Janeiro
Foto: Arquivo pessoal
Todos os domingos, a influenciadora digital Ana Flávia Medeiros, de 26 anos, dedica um momento de descanso das obrigações diárias a um ritual de autocuidado conhecido nas redes sociais como banho premium. A prática, que envolve produtos que promovem não apenas a limpeza, mas também o bem-estar, é compartilhada com seus mais de 600 mil seguidores no Instagram e no TikTok. Essa tendência, segundo uma pesquisa feita pela Kantar, tem impulsionado o crescimento nas vendas das categorias de cuidado e beleza.
Segundo o levantamento, o consumo de produtos de higiene e beleza cresceu 3,5% no primeiro semestre do ano, com um aumento de 3% nas vendas de sabonetes. Entre as classes D e E, a preferência por marcas premium subiu 11%.
Jenifer Novaes, gerente de Contas da Divisão Worldpanel da Kantar, afirma que o banho premium é um dos motivos.
— O aumento é multifatorial. As tendências nas redes sociais, como o banho premium, e um cenário econômico mais estável permitem que o consumidor destine parte do orçamento a produtos de beleza, além dos itens básicos — afirma.
Para Ana Flávia, o banho premium é uma forma de autocuidado em tempos modernos. E ela acredita que é possível adotar esse ritual sem gastar muito. Por isso, recomenda a seus seguidores opções de produtos mais acessíveis:
— Eu sempre tive uma rotina corrida. Então, criei um dia para cuidar de mim. Gosto de produtos de todos os preços, mas costumo indicar os mais baratos, com opções que custam menos de R$ 10.
Carlos Eduardo Guerra, professor de Direito Digital da Mackenzie Rio, destaca o papel dos influenciadores digitais na disseminação de novos comportamentos, como o caso do banho premium.
— Nos últimos anos, surgiram os influenciadores digitais, pessoas que compartilham sua rotina e promovem hábitos de consumo. Hoje, é muito fácil sermos influenciados. Sempre tomei banho, mas agora sinto que preciso fazer algo diferente. E, muitas vezes, o influenciador tenta mostrar que algo se tornou essencial.
Além de Ana Flávia Medeiros, outros influenciadores digitais aderiram ao ritual de autocuidado. É o caso da Jéssica Lemos, de 25 anos, que conta com mais de 43 mil seguidores no Instagram. Ela conta que sempre que publica conteúdos relacionados ao banho premium, o engajamento é alto.
— Acho que quase todas as minhas seguidoras aderiram. Sempre que eu publico que estou fazendo (o banho premium) alguém pergunta. A maioria dos produtos que costumo indicar custam até R$ 50 — explica.
Mauro Felix, coordenador de Psicologia da Mackenzie Rio, afirma que existe a explicação psicológica de que as pessoas aprendem por observação, especialmente quando se identificam com o modelo observado. Esse princípio também se aplica às redes sociais e à relação entre influenciadores e seguidores.
— Se eu me identifico com um modelo, vou prestar atenção a ele, e os meus processos passam a estar focados para o que esse modelo pratica. Isso me leva a conhecer produtos e querer usá-los — afirma Felix.
Ana Clara Moita, de 18 anos, também é influenciadora digital e dedica parte de seus domingos a cuidar de si mesma. Ao compartilhar essa experiência com seus seguidores, sua preocupação é recomendar apenas produtos em que confia. Além disso, ela diz que é possível ter uma experiência de banho de luxo sem gastar muito.
— Hoje em dia, a variedade de produtos no mercado é enorme. Então, dá para ter um banho premium sem precisar gastar uma fortuna — diz a influencer.
Com a crescente demanda por produtos voltados ao bem-estar e aos cuidados pessoais, as marcas têm se adaptado para atender às expectativas dos consumidores. A Natura, por exemplo, acompanha de perto a tendência:
— A Natura está atenta à importância do bem-estar e propõe produtos inovadores e acessíveis que atendem à demanda por meio de experiências sensoriais e produtos de alta performance — afirma Denise Coutinho, diretora de Marketing e Comunicação da Natura Brasil.
Outras grandes marcas de beleza, como as do grupo O Boticário, e até supermercados, como o Guanabara, também aderiram à tendência. Jenifer Novaes, da Kantar, observa que isso resulta em uma maior variedade de produtos para o consumidor:
— Vemos o crescimento de sabonetes que vão além do formato em barra. As marcas estão se adaptando, oferecendo séruns e sabonetes líquidos, por exemplo.
Esse ambiente favorável para o setor de beleza é reforçado pelo foco crescente no banho premium. Patrícia Diniz, professora dos Hubs de Moda e Beleza e de Luxo da ESPM, destaca o importante papel da redes sociais, especialmente o TikTok:
— Quando o consumidor vê um movimento que faz sentido para ele, algo que promete momentos de tranquilidade e bem-estar, ele se sente atraído. E, muitas vezes, essa adesão não envolve um custo elevado.
Produtos
Guanabara
- Kit Pantene com xampu e condicionador - R$ 19,98
- Kit Elseve com xampu e condicionador - R$ 26,98
- Sabonete Phebo - R$ 3,99
- Sabonete líquido Granado - R$ 20,29
- Hidratante Neutrogena - R$ 24,55
- Hidratante Nivea - R$ 12,98
- Máscara de hidratação Neutrox - R$ 24,99
- Máscara de tratamento OX - R$ 25,99
- Água micelar Nivea - R$ 24,98
- Base BB Cream L'Oréal - R$ 33,98
Vult
- Hidratante desodorante corporal - R$ R$ 25,99
- Sabonete íntimo - R$ 19,99
- Óleo bifásico - R$ 42,90
- Sabonete líquido antiressecamento - R$ 15,99
- Combo para cabelo liso profundo - R$ 68,70
O Boticário
- Sabonete líquido - R$ 54,90
- Creme esfoliante corporal - R$ 77,90
- Queratina concentrada - R$ 42,90
- Gel de limpeza facial - R$ 25,90
Quem disse Berenice
- Hidra loção hidratante desodorante corporal - R$ 57,90
- Body Splash desodorante corporal - R$ 59,90
- Nutri loção hidratante desodorante corporal - R$ 37,90
Nenhum comentário:
Postar um comentário