Fora da geladeira: 6 alimentos que devem ser mantidos sem refrigeração
Temperaturas baixas podem interferir na composição de nutrientes e no processo de maturação
Foto: Freepik
Armazenar ou não um alimento na geladeira pode interferir diretamente na sua qualidade, textura e conservação dos nutrientes. Por mais que seja intuitivo resfriar produtos naturais a fim de mantê-los fresquinhos, a baixa temperatura pode causar danos à saúde e desperdício de comida e de dinheiro em alguns casos.
Sendo assim, listamos a seguir os alimentos que não devem ser guardados na geladeira e o porquê. Confira:
1 – Tomate: por ser uma fruta, o ideal é que o tomate fique armazenado na fruteira e de cabeça para baixo para garantir mais aroma, sabor e durabilidade. O frio da geladeira pode fazer o alimento perder sua textura firme, em parte por interromper seu processo natural de amadurecimento.
2 – Cebola: a umidade do eletrodoméstico faz esse vegetal apodrecer rapidamente.
3 – Alho: o tempero precisa ficar em local ventilado, o que não é possível na geladeira. A umidade também pode fazer esse vegetal produzir pequenos brotos e até mofar.
Por outro lado, a refrigeração deve ser feita se a ideia é conservar o alho depois de triturado, desde que seja para consumo o mais rápido possível.
4 - Frutas tropicais: banana, maracujá, abacaxi e mamão são exemplos de alimentos que dependem da temperatura ambiente para completar o amadurecimento. Sendo assim, a refrigeração atrapalha esse processo e compromete textura e sabor.
Se quiser acelerar a maturação, o ideal é colocar as frutas numa fruteira ou saco de papel, e só então refrigerá-las para prolongar sua vida útil. No caso da banana, se já estiver madura, o armazenamento na geladeira pode escurecer o alimento.
5 - Mel: esse alimento natural dificilmente estraga. Além disso, o mel na geladeira endurece e fica cristalizado devido à glicose em sua composição — a substância forma pequenos cristais quando submetida ao frio.
É preferível armazená-lo num local fresco e seco, longe da luz e num recipiente bem fechado. Se o alimento cristalizar, é possível reverter o processo aquecendo-o em banho-maria até voltar ao estado líquido.
Se a motivação de guardar o alimento na geladeira for afastar insetos, como formigas, basta colocar um pedaço de algodão umedecido com álcool na despensa ou vedar a tampa com plástico filme.
6 - Batata: nenhuma batata deve ser colocada na geladeira, nem mesmo a doce ou a baroa. O amido do alimento se transforma em açúcar quando gelado, mudando sua textura e aparência. Com isso, fica mais dura e granulada após o cozimento.
*O EXTRA e a Americanas mantêm uma parceria comercial, que não interfere no conteúdo de nossas reportagens. Os preços mencionados podem sofrer variação, e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.
fonte:https://extra.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário