quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Com 59 menores desacompanhados, menina migrante de 2 anos cruza a fronteira em busca dos pais nos EUA 

Criança fazia parte de um grupo de mais de 200 migrantes ilegais, detidos no Condado de Maverick, no Texas 

Por Extra — Texas, Estados Unidos


 Foto: Divulgação / Polícia do Texas

Uma menina migrante de 2 anos foi encontrada sozinha na fronteira dos Estados Unidos com o México, segurando um pedaço de papel com um nome e número de telefone escritos, no último domingo. Em um vídeo divulgado pelo Departamento de Segurança Pública do Texas, a criança, oriunda de El Salvador, disse aos policiais que estava tentando encontrar seus pais nos EUA.

A menina fazia parte de um grupo de mais de 200 migrantes ilegais, incluindo 60 menores desacompanhados, detidos no Condado de Maverick, no Texas.

A criança mostrou o papel com as informações que supostamente seriam de sua família. O vídeo também mostra dezenas de outros menores migrantes desacompanhados sendo entrevistados pelos policiais.

“Este é um exemplo claro da jornada precária que essas crianças fazem desde seu país de origem e de como organizações criminosas traficam essas crianças através da fronteira sul e mais para o interior”, escreveu o tenente Chris Olivarez, no X (antigo Twitter).

A situação da menina expõe a crise migratória na fronteira dos EUA. Segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras, mais de 529 mil crianças migrantes entraram no país desde o início do governo de Joe Biden. Relatórios recentes revelaram que o governo perdeu o controle de mais de 320 mil menores desacompanhados após cruzarem a fronteira.

Tom Homan, ex-diretor do Serviço de Imigração e Alfândega e conselheiro do ex-presidente Donald Trump, prometeu endurecer as medidas contra a imigração ilegal. Ele planeja visitar a fronteira nesta semana ao lado do governador do Texas, Greg Abbott, e já propôs o uso do exército dos EUA para auxiliar nas deportações de migrantes.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário