'Porta' na Antártica provoca teorias fantásticas nas redes, mas cientistas desvendam o fenômeno
Entrada para base alienígena? Casa de férias do Pé-Grande? Porta de Boeing? A realidade é bem mais simples, garantem especialistas
Por Fernando Moreira
Foto: Reprodução/Google Maps
Uma misteriosa "porta" foi vista na Antártica, a sudeste da Estação Showa, administrada pelo Japão no continente gelado austral.
A descoberta desencadeou uma série de teorias na redes sociais, incluindo explicações que envolviam alienígenas, "uma porta de um Boeing que explodiu", "entrada de um grande cofre para sementes do planeta" (como o de Svalbard, na Noruega), "acesso a uma antiga civilização", "casa de férias do Pé Grande" e até "portal para Agartha (reino que estaria situado no coração da Terra).
Para os mais animados com a explicações mais sensacionais, a verdade sobre a estrutura pode desapontar. É o que diz Bethan Davies, professora de Glaciologia na Universidade de Newcastle (Inglaterra). Ela olhou as coordenadas no Google Earth Pro, o que permitindo que ela observasse imagens históricas.
"Está numa área de gelo marinho rápido na Antártica Oriental, perto da costa", explicou ela ao "Daily Mail". Há uma série de ilhas lá e a água é bem rasa. Este é um iceberg que encalhou e agora está preso e derretendo. Você pode ver muitos outros icebergs na área", completou a cientista.
O professor Martin Siegert, codiretor do Grantham Institute, de Londres (Inglaterra), concordou:
"Isso é simplesmente fluxo de gelo ao redor de um obstáculo subglacial sólido, influenciado também pelo derretimento e recongelamento do gelo e por ventos catabáticos. O gelo é bem fino aqui, como evidenciado por outros afloramentos de rocha próximos, então a influência do leito no fluxo de gelo será forte. É um padrão interessante, mas não incomum ou surpreendente glaciologicamente."
John Smellie, vulcanologista da Universidade de Leicester (Inglaterra), brincou:
"O que faríamos sem os teóricos da conspiração? A reserva não é brilhante e não reconheço a localidade, mas me parece que um pequeno afloramento rochoso foi exumado devido a um rebaixamento do gelo. Ele forma o 'topo' da 'porta'. E há duas caudas de neve paralelas proeminentes formando as laterais da 'porta'. As caudas de neve mostram a orientação da direção predominante do vento. Então, com uma boa imaginação, há uma aparência geral fraca e totalmente falsa de porta."
fonte:https://extra.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário