Mais de R$ 2,5 bilhões esquecidos em bancos podem ser resgatados. Saiba como
Herdeiros, inventariantes ou representantes legais podem solicitar resgate desse dinheiro, desde que apresentem documentação necessária. Para que resgate seja possível, inventário da pessoa falecida deve estar finalizado
Por Extra — Rio de Janeiro
— Foto: Freepik/Acesso Público
Mais de R$ 2,5 bilhões estão esquecidos em instituições financeiras no Brasil, pertencentes a pessoas falecidas. O valor, que representa cerca de 30% do total registrado no Sistema de Valores a Receber (SVR), soma 4,59 milhões de indivíduos, segundo dados do Banco Central (BC).
Herdeiros, inventariantes ou representantes legais podem solicitar o resgate desse dinheiro, desde que apresentem a documentação necessária. Para que o resgate seja possível, o inventário da pessoa falecida deve estar finalizado
O processo para verificar se há valores a serem resgatados é feito diretamente no Sistema de Valores a Receber. O herdeiro ou responsável legal precisa acessar o site, informar o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida, e utilizar a conta Gov.br de nível prata ou ouro.
Ao acessar o sistema, o consultante poderá ver em quais instituições o dinheiro está disponível. Diferente dos valores próprios, para resgatar o dinheiro de pessoas falecidas, é necessário entrar em contato diretamente com o banco onde o valor está retido. Além disso, cada instituição pode exigir diferentes documentos e procedimentos para a retirada do montante.
Os bancos geralmente pedem uma série de documentos, que incluem:
- Certidão de óbito do falecido;
- Comprovante de Situação Cadastral no CPF;
- Documento emitido por cartório ou Poder Judiciário, como certidão de inventário ou escritura pública.
Passo a passo
- Acesse o site do SVR e clique em "Consulte Valores a Receber";
- Informe o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida;
- Se houver valores, o sistema indicará que “O CPF pesquisado tem valores a receber”;
- Faça login na conta Gov.br do interessado em resgatar o dinheiro;
- Selecione “Valores para pessoas falecidas” e repita a consulta;
- Concorde com o "Termo de Responsabilidade de acesso a dados de Terceiro";
- O sistema exibirá a lista de valores do falecido, com a faixa de valores disponíveis, a instituição financeira responsável e os dados para contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário