sexta-feira, 19 de julho de 2024

Um em cada três brasileiros abriu conta para fazer ou receber Pix, revela pesquisa 

Levantamento identificou ainda que 78% dos brasileiros têm relacionamento com alguma instituição financeira 

Por Extra — Rio de Janeiro


 Foto: Adriano Ishibashi/FramePhoto/Agência O Globo

Um levantamento feito pelo Mercado Pago identificou que 78% dos brasileiros hoje têm conta em alguma instituição financeira. Segundo a pesquisa, fazer ou receber Pix foi a principal motivação para que 32% das pessoas abrissem uma conta-corrente pela primeira vez. O pagamento instantâneo só ficou atrás de "receber salário ou bolsas", que fez com que 35% dos entrevistados se tornassem correntistas.

— O brasileiro sente que tem cada vez mais acesso a serviços e produtos financeiros. É importante dizer que hoje também há uma grande oportunidade para ampliar o uso dessas soluções em prol do desenvolvimento econômico da população — analisa Ignácio Estivariz, vice-presidente de banco digital do Mercado Pago no Brasil.

O executivo acrescenta que o Plano Real foi um marco importante na vida financeira dos brasileiros, "uma vez que 77% — que opinaram sobre a moeda — acreditam ter obtido mais acesso a produtos financeiros nesse período”, complementa o executivo.

Intitulada “Da cédula ao Drex: a evolução do uso do dinheiro em 30 anos”, a pesquisa analisou ainda a relação dos brasileiros com os bancos digitais e mapeou as principais razões para a abertura de contas em fintechs e neobanks: para 34%, o principal motivo foi a conveniência de resolver tudo on-line; já 31% apontaram a burocracia reduzida para acessar serviços bancários como primordial; e 28% destacaram a ausência de taxas.

Segundo o levantamento, 66% dos brasileiros se consideram total ou parcialmente incluídos financeiramente. Para os 34% que ainda se sentem excluídos financeiramente, a principal razão é relacionada ao acesso ao crédito.

A pesquisa revelou ainda que, para metade dos brasileiros, o papel-moeda vai acabar em dez anos. Já 36,5% veem a criação de uma moeda digital única como benéfica para o país.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário