quinta-feira, 11 de julho de 2024

Motociclista morre ao atravesar o Vale da Morte sob temperatura de 53 graus 

Região na Califórnia registrou máxima de 55 graus nos últimos dias 

Por Fernando Moreira


— Foto: AFP

Um motociclista que viajava com um grupo de outros pilotos morreu no sábado (6/7) devido à exposição ao calor extremo no Vale da Morte, na Califórnia (EUA), em meio a uma temperatura agonizante que chegou a 53 graus no dia.

Um segundo motociclista foi levado às pressas para um hospital de Las Vegas (Nevada) com "grave quadro de saúde provocado pelo calor", enquanto os outros quatro foram tratados no local. Nenhum deles teve a identidade revelada.

Nos últimos dias, Parque Nacional do Vale da Morte registrou temperatura máxima de 55 graus. Apesar dos riscos, a região tem recebido grande número de visitantes — boa parte, querendo experimentar a situação climática extrema.

"Embora este seja um momento muito emocionante para experimentar temperaturas potencialmente recordistas mundiais no Vale da Morte, encorajamos os visitantes a escolherem suas atividades com cuidado, evitando períodos prolongados de tempo fora de um veículo ou instalação com ar condicionado quando as temperaturas estão muito altas", afirmou o superintendente do parque, Mike Reynolds.

A onda de calor se espalha por várias regiões dos EUA neste verão no Hemisfério Norte. Dezenas de locais no oeste e no noroeste do Pacífico registraram recorde na medição da temperatura. Um dos maiores destaques ficou com a cidade de Redding (Califórnia), que quebrou marca histórica, com termômetros registrando 48,3 graus, contou o "NY Post". Em Las Vegas, o calor foi ainda mais forte: 48,8 graus. Até a costumeiramente mais amena Salem (Oregon) bateu quase 40 graus no domingo (7/7).

Para mostrar o quão quente estava, o Serviço Meteorológico Nacional em Las Vegas postou no X (antigo Twitter) uma foto de conjuntos de giz de cera derretidos ao serem deixados ao sol:

No condado de Maricopa (Arizona), que inclui Phoenix, houve pelo menos 13 mortes confirmadas relacionadas ao calor este ano e outras 160 mortes suspeitas de estarem relacionadas ao clima quente.

fonte;https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário