terça-feira, 2 de julho de 2024

Em 'Renascer', Tião Galinha é dispensado, deixa mulher e filhos e vai morar em acampamento 

Marido de Joana se envergonha ao perder o trabalho na lida com o cacau, se despede dos filhos e pega a estrada, sendo acolhido por Pastor Lívio 

Por Naiara Andrade


Foto: Reprodução/TV Globo

O mau-caratismo de Egídio (Vladimir Brichta), em "Renascer", prejudica não só os negócios dos Inocêncio, como arrasa com os sonhos de Tião Galinha (Irandhir Santos). Dispensado por Deocleciano (Jackson Antunes) e Zinha (Samantha Jones), por não terem como pagar seus serviços, o marido de Joana (Alice Carvalho) só aparece em casa no dia seguinte, com vergonha de ter perdido seu emprego.

Ele avisa à mulher do ocorrido, e ela questiona o que ele fez de errado para merecer isso.

"Num foi a troco de nada... eles num vão poder ficar co’eu lá por causa que coroné sô Egídio fez sô João Pedro perder os contrato", explica.

Ela se penaliza. E ele lamenta:

"Nem de graça, Joana, eu tenho servintia nessa vida".

Em tom de despedida, Tião Galinha recolhe suas roupas , pega o livro que buscou na biblioteca e a galinha. Joana estranha e ele diz que está indo embora de casa, que cansou dessa vida.

"Comé que vou largar essa vida prá ir morar na bêra da estrada? Vou tirar nossos 'minino' da escola?", pergunta ela.

Ele afirma que não está pedindo isso à mulher, mas que vai atrás de seus sonhos.

"Não é conversa, Joana... dessa vez é de vera! Eu só volto pros teus braço, depois que puder lhe dar um chão pra você e pros nossos 'minino'!, afirma Tião, que ainda vai à escola se despedir dos filhos, em cenas que prometem emocionar.

Vagando pela estrada, ele vai se deparar com Pastor Lívio (Breno da Matta).

"Vim ver se tinha como eu me assentar mais o povo aqui... na luta por um pedacinho de chão", pede Tião: "Tive que dêxa minha Joana mais meur’minino lá... causa que meus sonho já fizeram eles sofrer por demais...".

E o religioso o acolhe no acampamento dos sem-terra, sob as lonas.

fonte:https://extra.globo.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário