É golpe: criminosos enviam falsas contas de luz para vítimas, avisa Defensoria Pública
Faturas fraudadas podem ter a identidade visual da companhia fornecedora
Por Extra — Rio de Janeiro
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A Defensoria Pública do Estado do Rio publicou um alerta para novo golpe, o das falsas contas de luz. No Instagram, o órgão avisou que "apesar de ter a identidade visual da companhia fornecedora, existem contas falsas sendo entregues nos endereços dos consumidores".
Este golpe visa, principalmente, atingir idosos, uma vez que em outras faixas etárias é mais provável o acesso das faturas online ou a autorização de débito automático. Os criminosos imprimem, em material igual ao enviado pela companhia, a conta falsa. E as diferenças entre faturas falsas e verdadeiras são quase imperceptíveis. Por isso, em geral, a vítima só se dá conta do golpe quando percebe que sua fatura continua em débito, ou seja, a verdadeira não foi paga.
A Defensoria possui atendimento especializado na defesa do consumidor, que pode auxiliar em casos desse tipo de golpe: o telefone 129 e o aplicativo Defensoria RJ. Para evitar a cilada, no entanto, o consumidor deve sempre, antes de concluir o pagamento, verificar se os dados do destinatário exibidos estão corretos. A dica é comprar com recibos de faturas corretas já paga, conferindo o nome da empresa e o CNPJ.
Procurada pelo EXTRA, a concessionária Enel Distribuição Rio afirmou não ter conhecimento sobre esse golpe. Entretanto, a distribuidora chamou a atenção para o nome do beneficiário que deve aparecer no processo de pagamento: se via Pix, é "Enel Distribuição Rio de Janeiro"; se por boleto bancário, é "Ampla Energia e Serviços S.A". Os boletos também são identificados com o CNPJ 33.050.071/0001-58, mas em caso de dúvida, a concessionária orienta a entrar em contato com um dos seus canais de atendimento para verificação e confirmação da veracidade da fatura.
As contas enviadas pela Enel são emitidas pela própria empresa, Banco do Brasil, Itaú ou Bradesco, e as opções de pagamento disponíveis são: Pix, débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento. O nome do titular da conta e seus dados pessoais devem constar no documento. Saiba mais aqui.
A Light, por sua vez, reforçou que boletos falsos não são nominais e é possível verificar que a concessionária não é a beneficiária do documento. O nome certo do destinatário é "Light Serviços de Eletricidade S. A". A companhia ainda orientou clientes que caírem nesse tipo de golpe a entrarem em contato com sua agência de relacionamento bancário para abertura de reclamação e avisarem à polícia. Para tirar dúvidas de clientes, a empresa atende no agenciavirtual.light.com.br, no aplicativo Light Clientes, no Whatsapp (21) 99981-6059 e no telefone 0800-021-0196.
fonte:https://extra.globo.com/
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