Pedágios ficam 3,92% mais caros na Rodovia Raposo Tavares a partir desta segunda-feira

Pedágios ficam 3,92% mais caros na Rodovia Raposo Tavares a partir desta segunda-feira
Mega-Sena, concurso 2.743
O PL (Projeto de Lei) 1222/2024 foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), na última quarta-feira (25), e vai ao plenário da Câmara dos Deputados. A proposta amplia em 1/3 a pena por abuso de incapazes caso o acusado seja um dos pais, avós ou responsável legal das vítimas.
Atualmente, o Código Penal prevê prisão de 2 a 6 anos e multa para que tirar proveito do patrimônio de crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência. Para a autora do projeto, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), a condição de familiar ascendente ou tutor legal da vítima facilita a prática do crime.
“Recentemente foram amplamente noticiados pelos meios de comunicação social relatos concernentes ao caso da atriz Larissa Manoela, de que teria havido, por parte de seus pais, uma prejudicial e abusiva gestão e administração de bens e rendimentos obtidos pela atriz em razão de seu trabalho”, escreveu a deputada na justificativa do projeto.
O texto foi relatado na comissão pela deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE) e aprovado sem alterações.
Com informações da Agência Câmara.
Nossos esforços estão voltados para assegurar através de oferta de produtos e serviços desenvolvidos de acordo com a necessidade específica de cada segmento, dando destaque ao Seguro Automóvel, Empresarial, Residencial"
Em cena comovente, Céline Dion mostra momento em que tem crise da Síndrome da Pessoa Rígida: 'Constrangida'
Diagnosticada em 2022, a cantora revelou ao público os detalhes dolorosos dessa condição no documentário 'Eu Sou: Céline Dion'
Por Isabella Cardoso
Desde que anunciou sua batalha contra a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), uma doença neurológica rara, Céline Dion tem enfrentado desafios pessoais e de saúde que inspiram tanto admiração quanto compaixão. Diagnosticada em 2022, a cantora revelou ao público os detalhes dolorosos dessa condição em seu recente documentário, "Eu Sou: Céline Dion", disponível no Prime Video.
A cantora, de 56 anos, não apenas compartilhou seu diagnóstico com o mundo, mas também permitiu que as câmeras capturassem momentos íntimos de sua luta diária. No documentário, um dos momentos mais comoventes mostra a cantora experimentando uma crise da SPR, onde seu corpo se contorce em espasmos incontroláveis. A equipe médica presente a ajuda com medicamentos para aliviar os sintomas.
"Nessa condição, assim que você tem uma contração, às vezes o sinal para relaxar não é entendido, e o músculo fica na posição contraída", explica um dos profissionais que ajuda a cantora no momento da crise.
Desde o diagnóstico, Céline Dion optou por uma reclusão quase total, se afastando dos holofotes e cancelando shows devido à progressão de sua condição. Ao final da crise no documentário, ela lamenta:
"Sempre que isso acontece, eu fico constrangida. Não sei nem descrever. Não é bom não ter controle do corpo", afirma ela.
A Síndrome da Pessoa Rígida é um distúrbio neurológico caracterizado por espasmos musculares intensos e rigidez, afetando principalmente o tronco e membros. Esta condição extremamente rara, com uma prevalência estimada de uma a duas pessoas por milhão, é mais comum entre mulheres e tem um componente imunológico, associado a anticorpos (anti-GAD) que atacam células nervosas.
Atualmente, não há cura conhecida para a Síndrome da Pessoa Rígida, mas o tratamento visa a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isso inclui o uso de relaxantes musculares, imunomoduladores e corticoides, ajustadas conforme necessário para cada indivíduo sob a supervisão de um neurologista especializado.
fonte:https://extra.globo.com/
As vantagens de espelhar a tela do seu celular no computador
A produtividade pode ser aumentada, já que você pode gerenciar e acessar aplicativos do celular diretamente do computador
Por Alexandre Fontoura
Que tal espelhar a tela do seu celular no computador? Essa possibilidade oferece várias vantagens, a depender da necessidade do usuário. Além do óbvio, ter uma tela maior para melhor visualização, ainda mais para assistir a vídeos, visualizar fotos ou ler documentos. Espelhar o celular no computador é uma ótima ferramenta para apresentações, permitindo que você mostre o conteúdo do celular para um grupo maior de pessoas.
Produtividade - também pode ser aumentada por poder gerenciar e acessar aplicativos do celular diretamente do computador, facilitando fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo.
Jogos - para quem gosta de jogar também é uma boa opção, pois a tela maior pode melhorar a experiência de jogo e o controle.
Captura de tela e gravação - facilita a captura de telas e gravação de atividades no celular, útil para tutoriais, suporte técnico e criação de conteúdo.
Acessibilidade - usuários com dificuldades visuais podem se beneficiar de uma tela maior para acessar e usar aplicativos do celular.
Controle remoto - em alguns casos, você pode controlar o celular remotamente a partir do computador, o que pode ser útil se o smartphone estiver fora de alcance físico.
Como fazer
No computador, aperte a tecla Windows e digite: "vincular ao celular". Em seguida, abra o aplicativo correspondente. Agora, selecione o aparelho e pegue o smartphone para ler o QR code que apareceu na tela do PC, depois clique em concluído. Esse passo a passo aparecerá apenas na primeira vez.
Depois de conectado, clique na imagem dele e pronto! O celular está espelhado e funciona tanto para iPhone como celulares Android.
fonte:https://extra.globo.com/
Professor premiado alerta Felipe Neto e Pequena Lô: 'Tudo o que vocês dizem repercute muito em sala de aula'
Produtores de conteúdo digitais que reúnem milhões de seguidores participaram de debates no Festival LED
Por Bruno Alfano — Rio
“Tudo o que vocês dizem repercute muito em sala de aula”. O recado de Jayse Ferreira, professor de Itambé (PE) que foi eleito um dos 50 melhores do mundo em 2019, foi dado diretamente a Felipe Neto e Pequena Lô, dois dos maiores influenciadores digitais do país.
— Enquanto tiverem esse papel, pensem nisso. O que vocês falam pode salvar ou matar alguém — alertou o professor pernambucano.
O trio se reuniu, com mediação da jornalista e apresentadora da TV Globo Valéria Almeida, para conversar sobre o tema “A responsabilidade por trás da chuva de likes: como os criadores de conteúdo influenciam a sociedade?”. No encontro, Felipe Neto — um dos maiores comunicadores da internet brasileira — disse que passou por um processo de amadurecimento na frente da câmera, já que começou a produzir conteúdos desde muito novo, e por isso se arrepende de antigas publicações. Ele também reconhece que errou, em 2022, ao assinar contrato de publicidade com um cassino virtual.
— Quando comecei, achava que não tinha nada com isso, que quem tinha que educar é o pai e a mãe. Mas não. A escola, os professores, o amigo também educam. E o influenciador digital, que vai atingir milhões de pessoas, tem uma responsabilidade muito grande. Quando entendi, percebi que precisava mudar — conta.
Já a influenciadora Pequena Lô contou que começou a publicar nas redes para conscientizar o público a respeito da pessoa com deficiência. Ela diz que gostaria de mostrar a deficiência, sem falar sobre ela. Isso porque, mesmo portando displasia óssea, uma síndrome que afeta a mobilidade e o desenvolvimento físico, ela já ocupava espaços que são hostis a essa população.
— Tenho muita responsabilidade do que eu posto porque sei que atinjo um público que vai da criança ao idoso — afirma.
Além do trio, o evento recebeu um time de influenciadores digitais de diferentes áreas. Na lista estão, por exemplo, o médico Daniel Becker, o jovem Kaique Brito, que viralizou ainda criança produzindo conteúdos divertidos; o conselheiro do Pacto Global da ONU Deives Picáz; e os professores João Luiz Pedrosa e Lavínia Rocha.
— Assistam juntos com seus filhos. Veja o que dizem os influenciadores que eles estão seguindo, mas também pelo o que eles silenciam. Ouçam esse silêncio — aconselhou Felipe Neto.
fonte:https://extra.globo.com/
A LOJA QUE ESTÁ NO
TJ-SP declara inconstitucional lei estadual que obriga oferta gratuita de água em bares e restaurantes
Novos pedidos para o BPC aumentam 40% neste primeiro semestre
No nordeste o crescimento foi de 60%; no Piauí, o número de pedidos de concessão aumentou 111%
Reportagem publicada pelo Estadão nesta semana mostra um fenômeno silencioso, mas que deve causar apreensão à equipe econômica do governo federal nos próximos anos para equilibrar as finanças e o teto de gastos: o aumento exponencial dos pedidos do Benefício da Prestação Continuada (BPC). Só nos primeiros seis meses deste ano, os pedidos de concessão aumentaram em 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), existem hoje 300 mil pessoas que já solicitaram o benefício e aguardam o "sim" do governo federal. Atualmente, o BPC atende a 6 milhões de beneficiários em todo o país.
Conforme o levantamento, na região nordeste, este crescimento nos pedidos em relação ao mesmo período de 2023 chegou a 60%, sendo que no Piauí, o crescimento foi de 111%. Mas o que aconteceu para que houvesse uma explosão na procura por este benefício social?
O Brasil61 ouviu especialistas e eles são unânimes em concordar que a melhora nos processos internos do INSS na análise e autorização dos pedidos contribuiu para a chegada dos novos pedidos. Além disso, segundo o especialista em direito previdenciário Washington Barbosa, o crescimento dos desalentados e das pessoas vulneráveis também contribuiu para este cenário.
"Os índices de desemprego oficiais levam em conta somente as pessoas que estão à procura de emprego. Essas pessoas que são o público-alvo do BPC, pessoas com idade avançada e ou pessoas que têm problemas de incapacidade permanente, elas não procuram por emprego. Então, certamente, esses dois pontos foram essenciais para o aumento desse número", disse o especialista, se referindo também à evolução dos processos internos do INSS.
O BPC, sigla de Benefício da Prestação Continuada, é devido para pessoas que estão em estado de vulnerabilidade social, com renda per capita igual ou inferior a um quarto do salário mínimo, com idade a partir de 65 anos ou, independentemente da idade, que tenham uma incapacidade de natureza permanente. "Essas pessoas que atendem a esses requisitos têm direito a receber um salário mínimo por mês, que é exatamente esse Benefício de Prestação Continuada", explicou Barbosa.
A reportagem procurou o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, mas ele não quis se manifestar. No entanto, em nota enviada à redação, o ministério, que é responsável pelo pagamento deste benefício, explicou que o crescimento de requerimentos e concessões do BPC apresentaram um aumento considerável nos últimos anos que pode estar relacionado à redução da fila face à implementação do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), mas também pode estar relacionado a outros fatores, que nesse momento estão sendo estudados por um grupo de técnicos do MDS com a ajuda de outros órgãos.
Ainda na nota, o ministério informou que, historicamente, o volume de requerimentos do BPC para a pessoa com deficiência sempre foi superior aos requerimentos da pessoa idosa. "O BPC é um benefício constitucional e regulamentado por lei. O principal motivo para tal situação é que a condição da deficiência é muito mais ampla do que a condição de idade, ampliando a quantidade de pessoas que buscam o benefício e consequentemente que o acessam. Portanto, se há ampliação do acesso, os novos beneficiários tiveram o reconhecimento do direito garantido a partir dos critérios legais de acesso."
Para o aspirante a beneficiário do BPC, o primeiro passo é procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e fazer o cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais, ou CadÚnico. Conforme a legislação referente ao benefício, o BPC tem que ser revisto a cada 2 anos.
Se o interessado atender às condições, por idade, é preciso que apresentar documentos pessoais, endereço e o registro no CadÚnico no INSS para fazer a solicitação. Se o pedido for por incapacidade, o solicitante tem que incluir também os laudos que atestam sua incapacidade.
Com 6 milhões de beneficiários, as despesas com o BPC devem fechar 2024 em quase R$ 100 bilhões. Nos próximos 4 anos, conforme projeção do governo federal com a entrada de mais 1,3 milhão de pessoas, este valor deve subir para R$ 154 bilhões. O número expressivo não poderá entrar no corte de gastos que o governo planeja fazer nas contas públicas, já que é previsto em lei e ampara os beneficiários.
"O BPC é um direito do cidadão previsto em lei. Então, quando o cidadão comprova perante ao órgão concedente que no caso é o INSS, que tem direito a este benefício, essa despesa se torna para o governo uma despesa obrigatória. Então é um tipo de gasto que o governo não consegue cortar, ainda que quisesse", explicou o especialista em orçamento público, Cesar Lima.
Segundo ele, já foram feitas várias tentativas, como desvincular o BPC do salário mínimo. Hoje, o valor do benefício pago é equivalente ao valor do salário mínimo. Para equilibrar as contas públicas, cumprir o teto de gastos e não afetar os benefícios, o especialista acredita que a solução mais viável que o governo pode adotar é cortar despesas discricionárias. "E aí mais uma vez nós vimos investimentos que são importantes para a economia que deverão ser cortados para que o governo se adeque ao teto de gastos", disse Cesar.
A reportagem procurou os ministérios da Previdência Social e da Fazenda para repercutir o aumento dos benefícios e o impacto nas contas públicas, mas não obteve retorno.
POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO SPOTLIGHT 2
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Polícia de Teodoro Sampaio, nesta quarta-feira (26), como consequência investigativa da Operação “SPOTLIGHT”(que investiga crimes envolvendo conteúdo pornográficos de adolescentes, deflagrada no último dia 12), deu cumprimento a mais 02 (dois) mandados de busca e apreensão no munícipio de Teodoro Sampaio/SP.
As investigações levadas a efeito pela Polícia Civil de Teodoro Sampaio/SP apontaram para o envolvimento de mais dois suspeitos do sexo masculino que teriam negociado e armazenado conteúdo envolvendo pornografia de adolescente (crime do artigo 241-B, “caput”, do Estatuto de Criança e do Adolescente), bem como, teriam submetido adolescente a exploração sexual (crime do artigo 218-B, §2º, inciso I, do Código Penal). Com o avanço das investigações foi representado pela Polícia Civil e deferido pelo Poder Judiciário os mandados de busca e apreensão.
Como resultado da operação, foram apreendidos computadores e celulares, que permitirão a continuidade das investigações.
Maiores informações
Delegacia de Polícia de Teodoro Sampaio
18- 3282-4168