sexta-feira, 26 de abril de 2024

Jogador de futebol gay teme escalação para Copa do Mundo na Arábia Saudita: 'Não aprovam a forma como eu amo' 

Por Thiago Araujo

Josh Cavallo, primeiro jogador em atividade a afirmar publicamente que é gay, afirma que não toparia participar da próxima Copa do Mundo na Arábia Saudita

Foto: Foto: Reprodução/Instagram

O jogador de futebol gay, Josh Cavallo, revelou que não toparia ir à Copa do Mundo FIFA de 2034 na Arábia Saudita caso fosse selecionado. O motivo é a homofobia do país. O australiano de 24 anos disse que os clubes de futebol deveriam deixar claro que “não é aceitável” que países com leis anti-LGBTQIAPN+ sejam autorizados a sediar a Copa do Mundo.

Para quem não sabe, é ilegal ser gay na Arábia Saudita, com o país impondo até a pena de morte como punição pela homossexualidade. De acordo com o Equaldex, site que monitora leis relacionadas aos direitos LGBTQIAPN+, o país não tem proteção legal contra a discriminação.

“Sinceramente, não me sentiria seguro”, disse Josh Cavallo ao tabloide britânico Daily Mirror. “É triste dizer isso, mas mesmo na minha carreira no futebol, há certos países para os quais não irei e jogarei futebol em clubes ou pela seleção nacional. Saber que sou limitado em certos países, porque não aprovam a forma como amo ou como vivo a minha vida, é muito triste. Há muitas melhorias que precisam acontecer antes que eu considere isso”, afirma.

Cavallo já havia falado sobre a Copa do Mundo realizada no Catar há dois anos, um país onde também é ilegal ser LGBTQIAPN+. “Os clubes deveriam se virar e apoiar as pessoas como eu”, disse ele na época. Mesmo sonhando em jogar uma Copa do Mundo desde pequeno, Cavallo não se arriscaria a ir para esses países. “Chega a um ponto em que é sobre a minha sobrevivência mais do que o meu trabalho, o que, para mim, é extremamente triste porque eu acordo e respiro futebol”, dispara.

A estrela do futebol, que ficou noivo do eletricista Leighton Morrell em março desse ano, disse que seu próprio time, o Adelaide United, tem dado um apoio incrível e que outros clubes deveriam seguir o exemplo. “Estamos vendo muito mais arco-íris nas arquibancadas. Foi enormemente normalizado na Austrália. Se você tivesse me dito isso há três anos, eu não teria pensado que meu impacto poderia estar envolvido na mudança disso”, celebrou Cavallo. Apesar de tudo isso, o jogador afirma que ainda há muito o que fazer. “Estou lutando e nunca vou desistir”, finaliza. Estamos com você, Josh!

fonte:https://extra.globo.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário