sexta-feira, 12 de abril de 2024

Administração da prefeita Bárbara conquista nota alta em avaliação do Tribunal de Contas CIDADE BEM AVALIADA  

Portal Bueno Portal Bueno

Administração da prefeita Bárbara conquista nota alta em avaliação do Tribunal de Contas
Prefeita Bárbara está em seu primeiro mandato e deve disputar reeleição em Venceslau

O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) divulgou os resultados de 2023 do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), criado pelo órgão para medir a eficiência das prefeituras. O indicador prevê cinco faixas de classificação das administrações municipais: “altamente efetiva” (nota A), “muito efetiva” (B+), “efetiva” (B), “em fase de adequação” (C+) e com “baixo nível de adequação” (C), as quais são alcançadas por meio da avaliação da eficiência das políticas públicas em sete setores: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

De uma nota “C+”, durante o primeiro ano de sua gestão, em 2021, para a conquista da marca “B” em 2023, a prefeita de Presidente Venceslau, Barbara Vilches (PP), comemora a evolução dos índices alcançados pelo município. “Isso é resultado de muito planejamento, de um trabalho integrado das secretarias municipais, em que buscamos, ao longo da gestão, executar as ações de maneira planejada para que todos os resultados chegassem para a nossa população”, ressalta. 

A chefe do Executivo argumenta que, sobre o IEG-M, entende que o planejamento é o segredo. “É necessário que todas as secretarias municipais trabalhem de maneira integrada e sempre fazendo planos a curto, médio e longo prazo, para que possamos atingir os objetivos e oferecer o melhor resultado para a população. Vamos continuar com o planejamento, fazendo as reuniões semanais com a equipe, vendo tudo aquilo que o TCE-SP pede e quais são os apontamentos, para que a gente possa planejar o financeiro e o operacional com o objetivo de realizar as ações com eficiência”, garante.

No oeste paulista, 28 cidades conquistaram a nota “C”. Outras 18 constaram como “C+” e apenas sete ficaram com “B”, a nota mais alta registrada entre todos os 644 municípios paulistas.

O objetivo, segundo o TCE-SP, é oferecer elementos que subsidiem a ação fiscalizatória do controle externo e da sociedade. “Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas por prefeitos e vereadores na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento dos municípios”, destaca.

As informações são do jornal O Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário