segunda-feira, 4 de março de 2024

Teca em 'Renascer', Lívia Silva conta que cocada feita pela mãe salvou sua família: 'Não tinha dinheiro para pagar a luz

Atriz se despiu da vaidade para interpretar a ex-moradora de rua da novela das nove: 'É uma questão difícil você se enxergar em outro lugar' 

Por Thomaz Rocha


 Foto: Divulgação

Intérprete de Teca no remake de "Renascer", Lívia Silva nem era nascida quando Palomma Duarte interpretou a mesma personagem na versão original da novela, em 1993. Antes de fazer sua estreia nos folhetins, a jovem, de 18 anos, passou por dificuldades até ser notada e conseguir uma oportunidade na profissão. Pertencente a uma família humilde de São Bernardo do Campo (SP), a artista não chegou a morar na rua como a Teca da novela das nove, mas enfrentou crises financeiras com os pais, superadas com muito esforço.

— Eles nunca deixaram me faltar nada, mas não tínhamos uma vida fácil. Às vezes, não havia dinheiro para pagar a conta de luz. A gente dormia à luz de velas. Também não tinha como pagar comida. Nunca passamos fome, mas sempre foi tudo muito escasso. Eles sempre enfrentaram jornadas duplas ou triplas. Minha mãe chegava do trabalho e ia para o Brás comprar roupas para revender. Já meu pai saía para vender açaí e acerola. Sempre buscavam alternativas para não passarmos por apuros. Apesar disso, minha irmã e eu tivemos um infância farta de amor e afeto — conta.

Lívia viu uma luz no fim do túnel quando um produtor de elenco a descobriu vendendo cocada na rua, quitute que adoçou a realidade da família. Tudo começou num sonho, quando em 2017, o pai dela ficou desempregado e a mãe estava afastada pelo INSS. Dona Lucia visualizou uma cocada de forno enquanto dormia. No dia seguinte, fez o doce e foi um sucesso.

— Ela tinha R$ 40 na conta. Foi ao mercado, comprou tudo que precisava para a receita. Minha irmã e eu levamos para a escola. Em dez minutos, voltamos pra casa contando que todo mundo gostou. Vendemos por toda São Paulo. Assim conseguimos terminar de construir nossa casa. Montamos uma apresentação divertida para oferecer o produto, e foi assim que fui descoberta pelo produtor de elenco. Minha mãe ficou com receio do que poderia acontecer comigo. Mas depois me levou para o teatro e nunca mais saí — destaca a jovem, que atualmente mora com dona Lucia no Rio.

Para a novela, Lívia teve que mudar o visual, já que Teca vivia em situação de rua antes de encontrar Buba (Gabriela Medeiros). Na vida real, a atriz se considera muito vaidosa.

— Para fazer a Teca, tive que me despir da vaidade. É uma questão difícil você se enxergar em outro lugar. Quando estava gravando as cenas na rua, com o cabelo bagunçado, a gente sujava as unhas com maquiagem e passava a mão no chão para ter veracidade. Pensei que eu odiaria me assistir desse jeito, e foi uma grata surpresa me ver nesse outro lugar. Entendi que eu tinha que me entregar para a personagem. Quando a gente sai da nossa zona de conforto, tudo dá certo — acredita.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário