
SÃO PAULO | Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por exames de rotina na manhã desta quarta-feira (28), em um hospital particular em São Paulo. A informação foi confirmada em uma postagem feita pelo advogado do ex-chefe do Executivo, Fabio Wajngarten. O texto também afirma que Bolsonaro vai se consultar com um cirurgião para discutir "necessidade de realização de nova cirurgia de correção de hérnia abdominal decorrente da facada de 2018". A ida ao hospital acontece um dia depois do ex-presidente ter sido ouvido pela PF (Polícia Federal) sobre incidente com baleia no litoral de SP.
Desde o episódio da facada, Bolsonaro precisou passar por vários procedimentos. Entre os procedimentos realizados, estão a retirada da bolsa de colostomia e a correção de uma hérnia na incisão da operação.
No dia 21 de fevereiro, a Justiça Federal acatou o pedido da DPU (Defensoria Pública da União) e determinou que Adélio Bispo de Oliveira, autor do atentado a faca contra Bolsonaro retornasse a Minas Gerais. Adélio estava detido na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) desde 2018. O preso foi transferido para receber tratamento ambulatorial ou internação em leito hospitalar no estado, conforme determinação judicial.
A Polícia Federal reabriu em outubro do ano passado as investigações sobre a facada que o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu. Na época, a corporação trabalhava com a hipótese de haver um mandante para o crime. O caso ocorreu em setembro de 2018, em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral do primeiro turno.
De acordo com fontes ouvidas pelo R7 na corporação, o delegado que conduz o caso, Martín Bottaro Purper, da Diretoria de Inteligência Policial, decidiu-se pelo novo depoimento para avaliar se elementos diferentes podem resultar em outra linha de investigação.
A intenção era saber se havia alguém por trás do atentado. Para isso, seria necessário obter autorização da Justiça Federal. Bottaro assumiu o caso no começo de 2023. Em outras duas investigações, a PF concluiu que Adélio agiu sozinho.
BRASÍLIA | Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
Um aluno de 17 anos feriu um colega na manhã desta quarta-feira (28) ao levar uma arma para mostrar a amigos da escola em Alexânia, Entorno do Distrito Federal. Segundo informações da Polícia Civil de Goiás, o caso aconteceu por volta das 9h30 no Colégio 31 de Março, enquanto o jovem estava com namorada e mais dois colegas dentro do banheiro mostrando o revólver. Em certo momento, a arma disparou e atingiu o pé de um menino de 16 anos, levado ao hospital da região.
Para a RECORD, a delegada responsável pelo caso, Silzane Bicalho, explicou que a arma era da namorada do adolescente de 17 anos. “A menina teria pegado a arma do pai ontem a noite [segunda-feira] e o namorado tinha pedido para que ela a entregasse e ele pudesse mostrar a amigos. Hoje de manhã ele trouxe para o colégio dentro da mochila. Eles tiraram as munições, mas uma ficou na câmara e na hora que ele foi mostrar, disparou”, disse.
Os jovens agora são ouvidos pela polícia civil e podem responder por ato infracional de lesão corporal culposa, quando não há intenção. “O pai da menina, a princípio, tem o registro de posse da arma, ou seja, para manter ela em casa, não para andar com ele. Segundo informações, ele teria esquecido a arma ao levar o carro na casa da mãe dele”, detalhou.
A secretaria de Educação de Goiás disse ao R7 que o menino ferido foi socorrido pelo Samu e que “conforme orientações do Protocolo de Segurança Escolar a equipe gestora acionou os responsáveis pelos estudantes, o Conselho Tutelar, as autoridades policiais e o serviço de atendimento médico”.
“Ainda nesta quarta-feira, 28/02, equipes da Superintendência de Segurança Escolar e Colégio Militar e do Núcleo de Segurança e Saúde do Servidor e do Estudante da Secretaria de Educação se deslocarão até o Colégio 31 de Março, para o acompanhamento e apoio à comunidade escolar. Todos os esforços têm sido feitos pela Secretaria da Educação com vistas a promover uma cultura de paz dentro das escolas públicas estaduais e em seu entorno, em todo o estado”, afirmou.
Nossos esforços estão voltados para assegurar através de oferta de produtos e serviços desenvolvidos de acordo com a necessidade específica de cada segmento, dando destaque ao Seguro Automóvel, Empresarial, Residencial"
Drex, moeda digital, vai possibilitar pagamento offline de Bolsa Família
Caixa Econômica Federal estuda pagamento em cartão para ser usado mesmo em locais sem internet
Por Extra — Rio de Janeiro
Está em estudo pela Caixa Econômica Federal o uso do Drex, nova moeda digital brasileira, em seus produtos e serviços. Ainda em desenvolvimento, o real digital, segundo o banco, traz como possibilidade o pagamento offline para benefícios sociais. O projeto-piloto do Drex é desenvolvido pelo Banco Central (BC) e um consórcio, formado por Elo e Microsoft, com 16 participantes. A Caixa Econômica Federal é um deles.
À Folha de São Paulo, a Caixa explicou que beneficiários do Bolsa Família poderiam receber o benefício em Drex, por meio de um cartão offline, para ser usado mesmo em locais sem acesso à internet. Segundo o superintendente nacional do banco, Rafael Dias Silva, esta função específica começará a ser testada em abril e maio.
O objetivo, segundo ele, é evitar que moradores de locais de difícil acesso à internet e às agências bancárias, como comunidades ribeirinhas, tenham que ir a outras cidades para sacar o dinheiro. O pagamento seria recebido por meio de um cartão, também de forma offline.
O uso ainda vai depender de regulamentação futura do Banco Central. Mas, segundo a Caixa, poderia beneficiar 5% dos atendidos pelo Bolsa Família.
Da família do Pix, o Drex será o real representado digitalmente. Enquanto o Pix é uma tecnologia de transações instantâneas, o real digital será a própria moeda, para uso em transações e investimentos. O valor será exatamente o do real, sem variação como as criptomoedas. O Drex também deve ser mais rastreável do que o dinheiro físico, facilitando ações de combate a fraudes.
Para ter acesso ao Drex, no futuro, será necessário ter uma carteira digital em uma instituição autorizada pelo Banco Central.
fonte:https://extra.globo.com/
Governo lança FGTS Digital, com pagamento via Pix. Entenda o que muda
Nova forma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço entrará em operação nesta sexta-feira
Por Extra — Rio de Janeiro
O FGTS Digital, uma nova forma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entrará em operação a partir desta sexta-feira (dia 1º de março). A plataforma foi lançada nesta terça-feira (dia 27), com a promessa de desburocratizar a vida dos empregadores. O Pix será o método de pagamento para o FGTS Digital
Uma das novidades é a integração com o eSocial, pelo qual os empregadores fornecerão dados contratuais e folha de pagamento e terão acesso a um sistema que oferecerá possibilidade de geração de guias personalizadas, cálculo de indenizações compensatórias, obtenção de extratos detalhados por trabalhador e solicitação estornos e parcelamentos.
— Estima-se que com o FGTS Digital os empregadores vão economizar 36 horas por mês em tempo gasto com rotinas para fazer o recolhimento do FGTS. Além do mais, o novo sistema proporcionará uma redução de custo operacionais incorridos pelo Fundo de aproximadamente R$144 milhões por ano — disse o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
O Pix será o método de pagamento para o FGTS Digital que elimina problemas como pagamentos duplicados, recolhimento de débitos já quitados e pagamento de guias vencidas. O sistema de pagamento também reduz custos com tarifas pagas à rede arrecadadora do FGTS, o que resultará em economias financeiras substanciais para o Fundo.
Outra mudança destacada pela pasta é a substituição do uso do PIS pelo CPF como identificador único do trabalhador. Segundo o Ministério do Trabalho, a troca resolve problemas relacionados à utilização do PIS, como um trabalhador ter mais de um número PIS que pode estar associado a mais de uma pessoa.
Para microempreendedores individuais (MEI) e empregadores domésticos, o recolhimento mensal continuará a ser feito por meio do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE). Para esse grupo, o FGTS Digital será utilizado apenas para parcelamentos e compensação indenizatórias.
A partir de 1º de março, as empresas devem emitir as competências por meio da plataforma. O empregador que tiver débitos anteriores a esse dia, devem quitá-los pelo sistema antigo.
Haverá também mudança na data de vencimento das competências, que passa a ser no 20º dia de cada mês. No entanto, a mudança só impactará as competências de março, que deverão ser pagas em abril.
Durante a apresentação do projeto, Luiz Marinho anunciou que a nova plataforma terá uma rubrica para que o trabalhador tome empréstimo consignado diretamente com os bancos, sem consulta ao empregador. O tomador utilizará a folha de pagamento como garantia.
“Hoje o consignado poderia estar existindo se as empresas tivessem feito convênios com os bancos. As empresas não fizeram, então, nós, a partir da ferramenta do e-Social e do FGTS Digital, criamos uma rubrica para possibilitar que o trabalhador faça, possa tomar esse empréstimo, sem intermediação do empregador. Ele não vai mais precisar consultar o empregador”, disse o ministro.
fonte:https://extra.globo.com/
Cissa Guimarães diz que nunca vai ser '100% feliz' e explica por que evita falar 'perda' do filho: 'Ganhei 18 anos dele'
Rafael tinha 18 anos quando foi atropelado enquanto andava de skate
Por Leonardo Ribeiro — Rio de Janeiro
Já são 13 anos desde que Rafael Mascarenhas foi morto atropelado, aos 18 anos, enquanto andava de skate no antigo Túnel Acústico. Mãe do rapaz, Cissa Guimarães diz que criou uma realidade para si, para mudar a forma como encarar o luto. Em vez de dizer que perdeu um filho, a apresentadora prefere falar em quanto ganhou nos anos em que esteve com a cria.
"Eu criei uma realidade para mim. Eu não perdi o meu filho. Eu só ganhei. O tempo todo. Não perdi nada. Só ganhei 18 anos do meu filho aqui nesse plano. Desse sagrado amor que eu só posso agradecer, que se ele não tivesse vindo ao mundo eu não saberia como era. Eu sou uma pessoa muito abençoada. E ele era o Rafael Mascarenhas, um anjo de luz. E que eu fui o ventre que trouxe a ele. Só posso agradecer", disse Cissa, durante o "Sem censura", da última terça-feira, dia 27.
Isso não significa que a dor não exista. Não só existe, como ela se permite sentir.
"É a pior dor do mundo. Mas eu acho que ele me fez... A pessoa que sou hoje. Eu não gosto da palavra 'superação', porque nunca vou superar. Assim como nunca vou ser 100% feliz. Dou gargalhada, vou a luta com todas as forças para ser 80%, 70% feliz, o que me couber ainda aqui no coração de alegria, vou buscar. Mas 100% não dá".
Horas antes da gravação do programa, que agora está sob seu comando, Cissa disse que sentiu uma saudade imensa do filho.
"Porque hoje de manhã, olhando para o Rafa, rezando, disse, "vamos, Rafa, com a mamãe trabalhar", ai, sabe, me bateu uma saudade. Claro que tem dias que do nada vem saudade imensa, dor. Mas a benção de ter esse filho, e dessa pessoa que ele me transformou... Eu dei a vida a uma pessoa e ele me transformou na pessoa que sou hoje".
O caso ocorreu em 2010. Rafael Mascarenhas andava de skate no Túnel Acústico, que liga o bairro da Gávea ao de São Conrado, no Rio, em uma madrugada que estava fechado para carros. Segundo a 15ª DP (Gávea), que investigou o caso, Rafael de Souza Bussamra dirigia o carro no local, fez um retorno na contramão para pegar o trecho bloqueado a fim de ir para a Lagoa. Foi quando atropelou o skatista, em uma velocidade de 100 km/h. A vítima foi socorrida ainda com vida e levado para o hospital Miguel Couto, na Gávea, mas morreu horas depois.
Em sua defesa, Rafael de Souza Bussamra, que dirigia o carro, alegou não ter percebido que o túnel onde ocorreu o acidente estava interditado. O motorista acrescentou que, momentos antes da colisão, seu carro estava emparelhado com o veículo de um colega e, por isso, não conseguiu parar a tempo.
Após o atropelamento, Bussamra contou que policiais o retiraram do túnel e o conduziram ao bairro do Jardim Botânico. Os PMs, segundo o réu, se encontraram no local com o pai dele, Roberto, que subornou os agentes para livrar o filho do flagrante.
fonte:https://extra.globo.com/
Homem se empolga com 'linda mulher' na internet e perde R$ 207 mil em investimentos falsos
Golpista convenceu americano a investir suas economias em criptomoeda num site falso
Um homem perdeu o equivalente a R$ 207 mil após se empolgar com uma "linda mulher" que conhecera no Instagram em dezembro do ano passado. A mulher, identificada como Mandy Li, apresentava-se como executiva da empresa de cosméticos Estée Lauder e dizia ter bons conhecimentos em criptomoedas.
Apaixonado, o americano de Miami (Flórida, EUA), que não foi identificado, resolveu seguir as dicas de Mandy para investir as suas economias. O dinheiro, teoricamente, foi aplicado em Ethereum, a segunda maior criptomoeda do mercado.
Mas a golpista estava na verdade usando imagens de outra pessoa para seu perfil falso e colhendo o dinheiro do homem no que os investigadores apelidaram de esquema de "abate de porcos". A vítima afirmou à CBS tomou cuidado para garantir que o esquema de criptografia fosse real, pedindo a Mandy, com quem ele se comunicava pelo LinkedIn, para fazer uma chamada por vídeo.
Para sua surpresa, ela concordou, mas ele notou que ela não parecia exatamente igual às fotos de seu perfil.
"Ela me surpreendeu porque quando pedi para ela provar que era real, ela concordou com uma videochamada. Não era exatamente a mesma pessoas", disse ele.
Mas uma "certa semelhança" bastou para que o americano acreditasse que se tratava da mesma pessoa.
"Fiquei desconfiado porque ela não era exatamente a garota, mas atribuí isso a filtros de fotos", explicou ele.
O homem começou a fazer investimentos entre US$ 500 e US$ 1.000 no site "Crypto.com". Segundo a vítima, inicialmente ele obteve ganhos reais e conseguiu recuperar seu dinheiro.
Mas as coisas mudaram quando Mandy o convenceu a transferir seu dinheiro para um site diferente com a promessa de que veria ganhos de 1% ao dia. O homem admitiu que o seu banco o alertou para não usar o dinheiro das suas poupanças para um investimento de risco, mas disse que decidiu transferir o dinheiro de qualquer maneira porque parecia que estava tendo lucro.
Ele descreveu o site fraudulento como uma espécie de videogame e lembrou como inicialmente viu seus fundos subirem de US$ 48 mil (R$ 237 mil) para US$ 55 mil (R$ 271 mil). Mas quando ele solicitou a retirada de parte do dinheiro, foi informado que teria que pagar para fazê-lo.
"Vi meu dinheiro subindo e descendo, mas era uma armadilha. Meu dinheiro já havia acabado", disse ele.
Logo depois, o homem perdeu contato com Mandy e seus US$ 42 mil iniciais desapareceram com ela.
fonte:https://extra.globo.com/
A LOJA QUE ESTÁ NO
“Ela salvou minha vida”: noiva prudentina conhece doadora de medula em festa de casamento
Em um ano, casos de homicídio na região aumentam 83%, expõe SSP
Energisa
Sul-Sudeste vai investir R$ 301 milhões em 2024
Somente na região de Prudente serão cerca de R$ 70 milhões
destinados à modernização, expansão, automação do sistema elétrico e outras
melhorias na rede
A Energisa Sul-Sudeste realizará investimentos de R$ 301 milhões este ano. O foco desses investimentos estará na construção e modernização de subestações no Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR), novas linhas de distribuição, ligação de novos clientes, ampliação e melhorias na rede. Atualmente, a Energisa Sul-Sudeste atende 870 mil clientes em 82 municípios, empregando mais de 1,1 mil pessoas.
Somente na região de Presidente Prudente, que compreende 24 municípios, serão cerca de R$ 70 milhões destinados a modernização, expansão e automação do sistema elétrico; reformas e melhorias; aumento de cargas e novas ligações; e projetos de desenvolvimento, sustentabilidade e eficiência energética.
Ao todo, o Grupo Energisa, uma das maiores empresas privadas de capital 100% nacional do setor elétrico brasileiro, prevê investimentos de R$ 6 bilhões para este ano, em linha com o montante realizado em 2023, que foi o maior da história da companhia. O segmento de Distribuição de energia elétrica, principal negócio do Grupo, será contemplado com a maior parte dos aportes, cerca de R$ 4,9 bilhões, o que representa 80% do CAPEX total previsto para o período. A (re)energisa, braço de geração, comercialização e serviços de valor agregado da empresa que atua em território nacional, tem investimentos previstos de R$ 430 milhões.
“Estamos empenhados em aprimorar cada vez mais a qualidade do fornecimento de energia, entregando um serviço mais confiável e eficiente aos nossos clientes. Além disso, temos o compromisso de ampliar o acesso à eletricidade, assegurando que mais comunidades possam se beneficiar desse serviço que impulsiona a economia e a geração de empregos, promovendo um desenvolvimento inclusivo e sustentável”, afirma José Adriano Mendes Silva, diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste.
O combate ao furto de energia também está entre as prioridades: serão R$ 2,7 milhões investidos no combate a esse crime que gera prejuízos à sociedade, pois oneram a população, prejudicam o fornecimento de energia, a arrecadação de impostos e a receita da empresa, comprometendo os investimentos na melhoria dos serviços. Para combater essa prática a Energisa conta com o suporte da tecnologia, por meio da inteligência artificial, e profissionais empenhados em inspeções periódicas nas áreas de atuação.
Responsabilidade social
Com o objetivo de valorizar e fomentar a cultura e a identidade regional, a Energisa patrocina e apoia diversas iniciativas socioculturais e ambientais, entre elas o Palco Móvel Festival Abaré de Teatro. Em 2023 esse projeto circulou pelos municípios paulistas de Assis, Presidente Epitácio e Osvaldo Cruz, com atividades recreativas, contação de histórias, cinema e teatro para todas as idades.
A empresa ainda tem feito a diferença na vida de centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social, com o patrocínio via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, ao projeto esportivo para meninos e meninas na escolinha do Grêmio Prudente Futebol Clube, um time paulista da série A3, com sede em Presidente Prudente.
Simultaneamente, a Energisa promove transformação nas comunidades por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), com palestras e ações de conscientização sobre o uso eficiente de energia elétrica, troca de lâmpadas de LED para famílias de baixa renda beneficiadas pelo Programa Tarifa Social, e projetos de eficientização selecionados via chamada pública.
“Nosso compromisso vai muito além do fornecer energia elétrica. A
Energisa participa do cotidiano das pessoas e atua em prol do desenvolvimento e
transformação dessas localidades na economia, educação, informação, acesso à
cultura e oportunidades de geração de emprego e renda”, complementa o
diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste.
— Foto: Reprodução
O piloto Jorge Arteaga estava voando pelos céus de Antioquia (Colômbia) quando ele avistou algo extraordinário à sua frente. Em plena luz do dia, um estranho objeto escuro pode ser visto emergindo repentinamente das nuvens a milhares de metros de altura e passando zunindo pela cabine do pequeno avião que ele pilotava. Com o coração disparado, Jorge manteve o controle da aeronave e, ao mesmo tempo, sacou o celular para registrar o cena insólita.
Segundo o depoimento do colombiano, ratificado pelo seu copiloto, o óvni ficou parado, parecendo flutuar no ar entre Medellín e Santa Fé e depois ganhou alta velocidade e seguiu na direção do avião. Jorge afirmou que tentou ir atrás do "intruso", mas não teve a menor condição de acompanhá-lo. Além disso, ele disse temer pela sua segurança. Seria um disco voador?
O registro foi feito em 2023, mas só agora viralizou. Para ufólogos, trata-se de uma filmagem autêntica. Entre eles, está o mexicano Jaime Maussan, famoso por apresentar os "corpos de três alienígenas" ao Congresso do México no ano passado.
Em postagem no X (antigo Twitter), Maussan declarou que as imagens de Jorge são "uma das maiores provas de óvnis de todos os tempos".
O ufólogo disse, ainda, que o piloto militar americano da reserva Ryan Graves também analisou o vídeo e concluiu que se trata de um registro "verídico" de um óvni, de acordo com reportagem do "LadBlible".
fonte:extra.globo.com