sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

 

Especialista lista cuidados com idosos no período de férias


Maria Zenaide explica como atender às necessidades especiais nesta época do ano.


Pesquisa recente do Instituto Qualibest dá conta que 6 em cada 10 brasileiros pretendem viajar nos próximos 12 meses. E o corrente período de férias lança luz sobre a questão dos cuidados com pessoas idosas que demandam atenção especial.

A empresária e especialista em cuidadores, Maria Zenaide, destaca cuidados essenciais para garantir o bem-estar dos idosos. Ela ressalta a resistência dos idosos a mudanças e a necessidade de manter a tranquilidade nesse período.

"O idoso não gosta de mudanças na rotina, ambiente ou temperatura. Temos que ter cuidado para que as férias não afetem negativamente a vida deles, tanto física quanto emocionalmente", alerta Maria Zenaide.

A especialista aconselha atenção especial à preparação da mala: "Leve as roupas, cobertor e sapatos favoritos do idoso. Não esqueça dos medicamentos e informações de contato médico. Mantenha a rotina de hidratação e alimentação."

Identificar quando um idoso precisa de cuidador pode ser desafiador: "Eles tendem a esconder suas necessidades. Chame um profissional de saúde para avaliação, evitando problemas futuros", aconselha a especialista.

Em viagens de avião, Zenaide destaca a importância de consultar especialistas em saúde, por conta da diferença de pressão. Ela indica procurar um geriatra, cardiologista ou gerontologista para orientar sobre a questão.

Maria Zenaide alerta sobre a atenção redobrada com o sol, os calçados adequados e o ambiente em que o idoso irá se instalar. “Deixar sempre uma luz ligada. Às vezes, a pessoa acorda à noite, não sabe que está num lugar diferente e aí pode tropeçar num tapete, cair, causar acidente”, destaca.

Quando a família viaja e o idoso fica sozinho, Zenaide destaca a importância do cuidador: "É crucial ter um cuidador dinâmico. Ele mantém a rotina, lida com imprevistos e garante o bem-estar do idoso, tanto físico quanto emocional”.

Fonte: Maria Zenaide - CEO Cuidador 360 Instagram@cuidador360

Nenhum comentário:

Postar um comentário