quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Seu smartphone está seguro? O método inusitado de criminosos para acessar contas bancárias 


foto:reprodução

Cada vez mais sofisticados, golpistas se passam por atendentes de banco para ter acesso aos seus dados bancários. Fique esperto!  

Por Galtiery Rodrigues

A probabilidade de ser vítima de um golpe digital, hoje, é grande. Os criminosos estão cada vez mais ousados e com técnicas sofisticadas capazes de driblar as barreiras impostas pela tecnologia.

Em relatório divulgado recentemente, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) teceu críticas e alertas sobre a facilidade com que golpistas conseguem acessar a conta bancária de alguém por aplicativos de celular.

O documento detalhou, ainda, as apurações feitas pelo Instituto, no sentido de identificar se bancos, como Nubank, Santander, Itaú e Bradesco, possuem mecanismo de proteção para dificultar e coibir a ação dos criminosos.

Acesso remoto

O que ficou evidenciado no relatório do Idec é a facilidade com que os golpes acontecem. Geralmente, os bandidos se passam por atendentes de banco e entram em contato com a vítima, por WhatsApp, e-mail, SMS ou ligação telefônica.

A conversa, em geral, se caracteriza pelo tom convincente. A tática consiste em buscar dados pessoais da vítima antes da ligação para que, quando for feito o contato, o golpista tenha total controle da situação e consiga se disfarçar, como se fosse um atendente do banco, realmente.

Com um tom que passa confiança para a vítima, os criminosos pedem que a pessoa baixe um aplicativo no celular, como se fosse algo seguro, mas que, na verdade, é uma armadilha. O app tem um programa que possibilita o acesso remoto e controlado à conta bancária da pessoa.

Recomendação

Esse tipo de ação está cada vez mais comum. A grande recomendação, nesse caso, segundo especialistas em cibersegurança, é sempre desconfiar quando alguém liga ou estabelece contato dizendo que é do banco.

Se alguma pessoa solicitar que você clique em links ou instale algum aplicativo no celular, não o faça. Para prevenir, finalize a ligação ou pare de responder o contato e ligue no telefone oficial do banco para saber se tem alguma coisa errado. A chance de que seja algum golpista tentando acessar seus dados é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário