segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Falsa médica presa na Baixada Fluminense escolheu mulher de nome e aparência parecidos para não chamar atenção de hospital 

Juliana Aguiar de Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi levada, na sexta-feira, para o presídio de Benfica 

Por Vittoria Alves


— Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Para não chamar atenção dos colegas e da administração do Hospital Municipal de Japeri, na Baixada Fluminense, Juliana Aguiar de Oliveira dos Santos, de 26 anos, escolheu se passar por uma médica de nome e aparência semelhante aos dela. Na manhã desta sexta-feira, ela foi presa em flagrante durante um atendimento, após ser denunciada por colegas que desconfiaram de que a mulher poderia estar fingindo ser outra pessoa. A jovem foi autuada por exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica. Caso condenada, as penas somadas ultrapassam 6 anos de prisão.

Branca, cabelo castanho e liso, pintas pelo rosto e estatura mediana. Essas características são próximas as de Juliana Satin de Oliveira, de quem a falsa médica usava o carimbo durante os atendimentos. Quem fez essa alegação à polícia foi Alex da Silva Busquet, diretor do hospital.

Segundo ele, Juliana Aguiar dava plantões na parte da noite e chamava pouca atenção dos colegas e da administração, principalmente por ter aparência semelhante à de Juliana Satin. O diretor explicou que a suspeita sobre a impostora surgiu a partir da informação do marido de Satin, que negou que a companheira estivesse dando plantões no hospital. Logo, perceberam que o carimbo dela estava sendo utilizado indevidamente.

Alex também contou que o primeiro plantão da falsa médica no Hospital de Japeri aconteceu depois que ela foi chamada por uma médica de quadro fixo, que informou que já havia trabalhado com a jovem no Hospital Prontonil, em Nova Iguaçu. Juliana tiraria um plantão de 24h e receberia o valor de R$ 2,2 mil.

No momento em que foi presa, a falsa médica havia prescrito medicamentos, venoso e intramuscular, para um bebê de colo e uma criança de 7 anos. Antes de ser descoberta, a jovem deu plantão em agosto e na última terça-feira.

Em nota, a prefeitura de Japeri informou que o diretor da unidade de saúde, Alex da Silva Busquet, registrou a ocorrência na delegacia. A nota diz que a direção do hospital desconfiou da atuação da falsa profissional e armou um flagrante para prendê-la.

O órgão ressaltou que a mulher, que não faz parte do quadro de funcionários do hospital, estava cobrindo o plantão de um médico que será chamado a depor na delegacia. Todas as crianças atendidas pela farsante, nesta sexta-feira, foram reavaliadas por outra pediatra que estava no plantão.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário