A receita da 'Pavlora': saiba como fazer a sobremesa do aniversário de Carolina Dieckmann em casa
Sobremesa ficou famosa após atriz postar vídeo em que o doce aparece caindo sem desmanchar
Por Gabriela Medeiros
Foto: Reprodução/Instagram | Divulgação
Carolina Dieckmann ainda não esteve no Brasil com a idade nova: 45 anos, completados no dia 16 de setembro. A atriz embarcou numa viagem de férias por vários países como Portugal e Itália, mas nenhuma imagem que postou até o fechamento desta edição (na última quarta-feira) chamou tanta atenção quanto um vídeo curioso de sua festa de aniversário. A celebração foi em Miami, onde mora o filho mais velho, Davi Frota, de 24 anos (ela também é mãe de José Worcman, de 16), e amigos que fez quando viveu por seis anos nos Estados Unidos. No meio de uma cantoria de parabéns animada, no entanto, um acidente com o “bolo” pegou os convidados da festa de surpresa: o doce caiu no chão “em pé” e inteiro! A artista, que mostrou o momento nas redes sociais, precisou se explicar frisando que aquilo não foi armado, já que choveram comentários maldosos, dizendo que ela teria deixado a “torta” cair de propósito. Mas Carol classificou o episódio como “mágico” e contou que ninguém ali desperdiçou comida. Ainda mais se tratando da sobremesa favorita da loura, uma pavlova.
— Estava maravilhoso! E acho que foi muita sorte ele ter dado uma cambalhota e caído em pé! — diz Carolina, que contou nas redes: “Quem achou que foi jogado fora está enganado. A gente comeu todinho, cada pedacinho. Bolo com emoção é muito mais gostoso!”.
O assunto rendeu tanto que a própria atriz mostrou mais vídeos do momento da queda e da reação das pessoas, que também ficaram apaixonadas pelo doce da festa. A Canal Extra, então, foi atrás da responsável pela sobremesa.
— A pavlova é feita com a base de suspiro e nozes, com camadas de doce de leite e chantili e decorada com frutas vermelhas no topo. Essa sobremesa foi criada para homenagear a bailarina russa Anna Pavlova, em 1926, quando ela se hospedou em um hotel na Nova Zelândia, e a Carolina sempre foi muito apaixonada por ela — conta Taciana Kalili, criadora do Sagrado Café, em Miami, restaurante onde o “bolo” da atriz foi encomendado.
Foi Leo Fuchs, amigo de Carol que cedeu a casa para a comemoração, quem pediu o doce favorito dela, assim que soube que Carolina passaria seu aniversário em Miami. A pavlova foi feita para 30 pessoas e normalmente custa 49 dólares (cerca de R$ 247), mas foi dada de presente para a aniversariante. Ela, aliás, já é uma cliente antiga do restaurante de Taciana, que recebeu tanta procura pela sobremesa que acabou rebatizando o nome dela no cardápio.
— As pessoas estão vindo no restaurante para pedir a sobremesa da Carolina, que é a mais vendida — conta a criadora do estabelecimento, que pediu autorização para a atriz e fez uma enquete nas redes sociais para saber se o novo nome deveria ser Pavlova Carol Dieckmann ou PavLORA. A segunda opção levou a melhor nos votos.
Foi mesmo mágica que fez a sobremesa da festa não se espatifar no chão ou o Sagrado Café tem algum truque especial? Taciana explica:
— O fato de não ser um bolo e não ter, portanto, a massa de um, faz com que a sobremesa não esfarele toda, mesmo que caia. Ela tem a base de suspiro, que aguentou inteira, e as camadas de cima não se moveram também.
Taciana não chegou a tempo na festa, porque estava trabalhando no restaurante, mas recebeu vários vídeos do momento da “pirueta” do doce:
— Tinha que ser com a Carol (risos). Ela é uma pessoa tão especial... Foi muito espontâneo o que aconteceu e não foi proposital, óbvio.
No Instagram, uma outra amiga da atriz comentou no perfil de Taciana:
“A pavlova estava uma delícia! Só eu comi dois pedaços. Só de lembrar dá água na boca. Parabéns por fazer algo tão bom e resistente também”.
Quer saber como fazer uma pavlova igual a da Car5olina Dieckmann em casa? Anote tudinho aí!
Base de suspiros
Ingredientes:
- 12 ovos
- 1 limão
- 700g de açúcar de confeiteiro
- 450g de nozes
Modo de preparo:
- Preaqueça o forno a 110°C.
- Na batedeira, coloque as 12 claras de ovos, dispensando as gemas para utilizar em alguma outra receita.
- Comece a bater as claras em velocidade baixa e, assim que começar a formar bolhas, acrescente seis gotas de limão.
- Continue batendo até formar mais bolhas. Na sequência, acrescente o açúcar de confeiteiro aos poucos, sem parar de bater e, conforme for incorporando, aumente para velocidade alta.
- Bata por cerca de 8 a 10 minutos ou até que o merengue fique em ponto bem firme.
- Pique as nozes com a faca em pedacinhos pequenos, mas não pode se tornar uma farofa.
- Junte as nozes ao merengue misturando manualmente com uma espátula.
- Unte uma assadeira.
- Distribua o merengue já com as nozes na assadeira, sem deixar uma camada muito alta.
- Asse por 55 minutos a 1 hora.
- Retire do forno e deixe esfriar.
Dicas: Para que a base fique bem firme, você pode desligar o forno e deixar que o doce esfrie lá dentro mesmo; o rendimento dessa receita é para uma base de 30cm; o tempo de armazenamento é de 7 dias.
Recheio
Ingredientes:
- 600g de chantili
- 700g de morango
- 1,2kg de doce de leite
- 210g de mirtilo
- 210g de framboesa
- 210g de amora
- 8 borboletas de chocolate
- 10mg de folha de hortelã
Modo de preparo:
- Coloque o doce de leite em saco de confeitar com bico e aplique sobre o disco de merengue.
- Coloque o chantili sobre o doce de leite.
- Decore com mirtilos, morango cortados ao meio, amoras, framboesas, folhas de hortelã e, no caso da Carolina, 8 borboletas de chocolate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário