sexta-feira, 1 de setembro de 2023

 

Governo de SP cria banco de dados unificado de pessoas desaparecidas

Ferramenta vai cruzar informações de boletins de ocorrência com bancos de dados de diversos sistemas do poder público



Investigador da Polícia Civil está desaparecido desde o início de agosto

Investigador da Polícia Civil está desaparecido desde o início de agosto

REPRODUÇÃO/RECORD TV

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) anunciou na quarta-feira (30) a criação de um banco de dados unificado de pessoas desaparecidas.

O sistema tem o objetivo de cruzar informações de diversas esferas do poder público e auxiliar na busca e na identificação dessas pessoas.

De acordo com a SSP-SP, a ferramenta já conta com os dados reunidos pela Polícia Civil por meio de boletins de ocorrência. E está sendo ampliada para agregar informações de registros da saúde, cartórios, serviços públicos, como Detran, e diversos outros bancos de dados.

Batizada de Sistema de Informações e Prevenção do Desaparecimento de Pessoas, a plataforma poderá ser acessada por qualquer pessoa.

A SSP-SP diz que o sistema consegue "refinar a busca com 17 técnicas diferentes para identificar uma pessoa desaparecida por meio do CPF", agregando informações importantes, como nome da mãe, do pai, e endereços, entre outras, para formar uma base de dados única.

Nos resultados das pesquisas, também serão apresentados números e resultados de inquéritos policiais e procedimentos de investigação, além de processos criminais que correm na Justiça. A base de dados também vai contar com notícias de encontro de pessoas desaparecidas, óbitos e outras movimentações ou abordagens policiais, que possam contribuir com a sua localização.

“É uma importante ferramenta que vai auxiliar todos os atores que estão diariamente lutando para a implantação do banco de dados que poderá unificar essas informações”, ressaltou a delegada Bárbara Travassos, da Delegacia de Pessoas Desaparecidas.

“Pela primeira vez no Estado de São Paulo, estamos conseguindo organizar a base de dados seguindo o rito que já havia sido estabelecido pela legislação. Esse encontro realizado é para apresentar a ferramenta e contar com a colaboração de outros órgãos para que possamos aperfeiçoar o sistema”, explicou o Coronel Pedro Luís de Souza Lopes, chefe da Assessoria Policial Militar na SSP-SP.

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