quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Concessionária identifica 52 irregularidades de desvio de energia elétrica em Adamantina, Osvaldo Cruz e Parapuã


Foto: Energisa Sul-Sudeste

Fraudes seriam suficientes para abastecer 1.888 casas durante o período de um mês.
Por g1 Presidente Prudente
Funcionários da concessionária Energisa Sul-Sudeste realizaram 83 inspeções e confirmaram 52 irregularidades de desvio de energia por meio de ligações clandestinas e adulteração de medidores nas cidades de Adamantina (SP), Osvaldo Cruz (SP) e Parapuã (SP).
O sistema de inteligência artificial que monitora o comportamento de consumo de energia elétrica dos clientes da empresa identificou novas situações suspeitas na região e, por esse motivo, as equipes da concessionária intensificaram as inspeções nas últimas semanas com o intuito de confirmar as suspeitas de fraudes e furtos de eletricidade.
“Esse monitoramento é indispensável para que nossas equipes possam atuar em situações suspeitas, a fim de combater qualquer intervenção no sistema de distribuição. Além de ser um crime, essa prática causa prejuízos financeiros e riscos à segurança de toda a comunidade”, explica o coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa, Renan Felix Fernandes Souza.
Para se ter uma ideia dos prejuízos, as irregularidades somaram 377.582 kWh de energia desviados, o que seria suficiente para abastecer 1.888 casas, com consumo médio de 200 kWh, durante um mês, ou seja, equivalente a uma cidade do tamanho de Inúbia Paulista (SP).
Em junho deste ano, a Energisa Sul-Sudeste realizou uma operação semelhante, com ações concentradas nos municípios de Osvaldo Cruz e Parapuã. Na ocasião, as equipes encontraram 32 irregularidades, entre ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia, totalizando um desvio de 475 mil kWh.
Ainda que essas inspeções façam parte da rotina de trabalho da Energisa Sul-Sudeste, Souza destaca o risco aos quais as pessoas se expõem ao acessar a rede de energia de forma ilegal para reduzir ou zerar o próprio consumo de energia.
“A quantidade de energia recuperada na Alta Paulista nas duas operações surpreende principalmente pelo tamanho dos municípios. Por questões de segurança, em todos esses imóveis, assim que confirmamos as irregularidades, o fornecimento de energia foi interrompido e registramos um Boletim de Ocorrência para que sejam tomadas as medidas cabíveis no Código Penal“, acrescenta o coordenador.
Denúncias
Uma vez que os furtos e fraudes na rede impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, é essencial que a população auxilie no combate a esses crimes.
A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da companhia, e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato. Basta acessar o site na aba Serviços Online>Mais Serviços>Denuncie Furto de Energia ou falar gratuitamente pelo telefone 0800-7010-326.

Nenhum comentário:

Postar um comentário