PROGRAMAÇÃO PARA SEMANA DE COMBATE À LEISHMANIOSE É DIVULGADA EM PRESIDENTE VENCESLAU; CONFIRA PONTOS DE COLETA DE SANGUE DE CÃES PARA EXAME
Coletas serão oferecidas até e 11 de agosto (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau)
O Núcleo de Controle de Endemias de Presidente Venceslau, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou a programação para a Semana de Combate à Leishmaniose, celebrada durante o Agosto Verde, entre os dias 7 e 11.
07/08 - Praça entre as ruas Álvaro Antunes Coelho e Cid Faria Fraga Moreira (Feira de quarta-feira);
08/08 - ESF Vila Carmem / Praça da rua Coimbra;
09/08 - Praça entre os bairros Ernane Murad e Vila Sumaré, entre as ruas Prestes Maia e Florianópolis;
10/08 - ESF da Vila Luiza e Praça da rua Planalto;
11/08 - ESF Morada do Sol e em frente à escola "Therezinha de Medeiros".
De maneira simultânea, o setor promoverá a colagem de cartazes e panfletagem em estabelecimentos como escolas, creches, ESFs e no comércio local, como forma de disseminar informações preventivas contra a doença.
Leishmaniose Visceral
A Leishmaniose Visceral é uma doença silenciosa de evolução lenta que pode atingir as pessoas e os animais, principalmente cães. É transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como "mosquito palha". O mosquito palha costuma picar as pessoas e os animais ao entardecer e durante a noite.
Esses insetos vivem nas proximidades das residências, em locais úmidos com sombra e acúmulo de material orgânico, principalmente restos de alimentos, fezes de animais, folhas e frutos apodrecidos.
Em humanos, os sinais e sintomas incluem febre prolongada, emagrecimento, fraqueza, anemia, diarreia, aumento do fígado e do baço. Em caso de apresentação destes sintomas, o recomendado é procurar um médico imediatamente.
Para prevenir contra o mosquito palha, é necessário manter a casa e o quintal sempre limpos. É recomendado também cuidar da saúde e higiene dos animais, usando produtos veterinários destinados a repelir o mosquito como coleiras, sprays e shampoos.
Nas redes sociais, a hashtag #euapoioefaçoparte é usada como referência para a campanha.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Endemias pelo número (18) 3271-7900.
Nenhum comentário:
Postar um comentário