Nova espécie de peixe-dragão com dentes e pele brilhante é encontrada na costa brasileira
Melanostomias dio foi batizado em homenagem a um astro do rock que participou das bandas Rainbow e Black Sabbath
Cientistas descobriram uma nova espécie bizarra de peixe-dragão no oceano Atlântico, perto do arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha. Eles o batizaram de Melanostomias dio, em homenagem ao cantor de metal Ronnie James Dio.
O animal possui um conjunto de dentes afiados e um corpo brilhante, além de ter uma isca na parte inferior da boca, que utiliza para atrair suas presas, assim como seu primo tamboril.
Esse nome foi dado à criatura devido exatamente a essa isca, que se assemelha muito a um sinal de mão que os fãs e músicos de heavy metal fazem.
"Assim como os tamboris, alguns peixes-dragão têm esse barbilhão do queixo que produz luz para ajudar a atrair as presas, e esses órgãos variam de forma", afirmou para o Daily Star a principal autora do novo estudo, Bárbara Villarins.
Ela disse ainda que o bulbo desse peixe-dragão tem uma forma única, diferente das 16 espécies conhecidas desse gênero, mas que seu grupo ainda sabe muito pouco sobre o peixe descoberto.
"Com base em outras espécies, a isca pode ajudar a atrair presas, e é comum engolir suas presas inteiras, mesmo que sejam grandes. Outros peixes-dragão semelhantes alimentam-se principalmente de peixes e de pequenos invertebrados", completou Bárbara.
Dio foi um músico americano, produtor e compositor de heavy metal, famoso como integrante das bandas Rainbow e Black Sabbath, que faleceu em 2010. Este é seu nome artístico; na verdade, ele se chama Ronald James Padavona.
* Sob supervisão de Filipe Siqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário