terça-feira, 4 de julho de 2023

Livro raro de Harry Potter comprado por R$ 1,80 deve ser arrematado em leilão por R$ 30,7 mil 

Primeiro romance da série de JK Rowling foi rejeitado por várias editoras antes de a Bloomsbury imprimir apenas 500 cópias de capa dura em 1997 

Por Fernando Moreira




foto: Divulgação/Richard Winterton Auctioneers

É um livro que certamente fez jus ao seu nome: uma edição rara de Harry Potter e a Pedra Filosofal comprada por 30 centavos de libra pode chegar a 5.000 libras em leilão na Richard Winterton Auctioneers.

O primeiro romance da série Harry Potter de JK Rowling foi rejeitado por várias editoras antes de a Bloomsbury imprimir apenas 500 cópias de capa dura em 1997.

Como 300 dessas edições foram emitidas para bibliotecas públicas, a busca para encontrar as primeiras edições é tão difícil quanto a busca da Pedra Filosofal.

Esta edição foi salva e comprada nas bibliotecas de Wolverhampton por um homem de Staffordshire (Inglaterra) que nutria paixão por livros, de acordo com reportagem do "Guardian". O homem, que morreu no início deste ano, começou a vender livros e memorabilia quando ainda estava na escola.

"Ele ia a bazares e feiras da igreja e voltava com uma pilha de anuários ou revistas em quadrinhos. Quando ele mudou de casa há quatro anos, ele literalmente colocou tudo em centenas de caixas, muitas das quais em contêineres", afirmou a irmã.

Ela disse que o irmão sabia que estava com o livro, mas não conseguia lembrar onde, então eles presumiram que ele havia sido perdido de alguma forma.

"Agora que veio à tona novamente, nós, como família, estamos muito animados", declarou.

O proprietário morreu aos 55 anos e o livro foi encontrado depois que uma equipe da Richard Winterton Auctioneers vasculhou seus pertences.

"Será um momento mágico" quando o livro for colocado à venda em 10 de julho, disse a casa de leilões.

Exemplares da mesma publicação costumam ser vendidos por quantias mais altas, mas o estado de conservação deste livro que vai a leilão fez a projeção cair.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário