
SÃO PAULO | Do R7
A morte de Diane Ramos, de 39 anos, acendeu um alerta sobre os riscos que envolvem equipamentos elétricos. A catarinense, que morava em Joinville (SC), morreu após ter levado um choque enquanto limpava o quintal de casa com uma lavadora de alta pressão.
O especialista José Aquiles Grimoni, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), afirma que é extremamente importante o cuidado com instalações elétricas em áreas molhadas, como banheiros, lavandeiras e quintais.
Em entrevista ao R7, Grimoni explica que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) indica o uso do IDR (interruptor diferencial residual) para controlar a energia de cômodos onde é comum o uso de água. O equipamento evita que aconteçam fugas de correntes que provocam choques elétricos.
Esse interruptor é instalado no quadro de luz junto aos disjuntores e pode controlar a corrente no banheiro, por exemplo, onde é comum o uso de água em equipamentos elétricos.
“O IDR compara as correntes das fases e neutro da casa. Se ele mede uma diferença acima de um [determinado] valor, ele desliga o cabo no qual está conectado”, conta o especialista.
Grimoni também ressalta a importância do cabo terra. Esse fio fica preso justamente ao terceiro pino da tomada e deve estar ligado ao sistema de aterramento feito na casa.
O especialista alerta para uma máxima dos brasileiros que nem sempre pode salvá-los do choque elétrico: o chinelo de borracha. Segundo o professor da USP, o calçado, amplamente utilizado durante serviços domésticos, não garante um bom isolamento.
“O chinelo, muito usado em lavanderias residenciais, não garante totalmente a isolação do corpo da pessoa de um possível choque elétrico. Depende muito do tipo de choque (direto ou indireto) e da intensidade”, reforça Grimoni.
A descarga direta ocorre quando parte do corpo da pessoa entra em contato com as fases da rede e com pontos que permitam um caminho corrente por um corpo. Já a indireta acontece quando tocamos na carcaça metálica de um eletrodoméstico, uma geladeira ou máquina de lavar.
Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), sempre que for necessário usar uma lavadora de alta pressão, ou qualquer equipamento elétrico que envolva água, a pessoa deve calçar botas de borracha. Se for preciso conectar o equipamento a uma extensão, os fios devem ser mantidos longe da água.
Ainda de acordo com a Abracopel, 592 pessoas morreram no Brasil devido a choques elétricos ao longo de 2022.
Nossos esforços estão voltados para assegurar através de oferta de produtos e serviços desenvolvidos de acordo com a necessidade específica de cada segmento, dando destaque ao Seguro Automóvel, Empresarial, Residencial"
HORA 7 | Do R7
“Me disseram que eu deveria postar isso. Era uma cobra-rato-oriental e me matou de susto”, escreveu na postagem. Felizmente, a espécie não é venenosa.
Em uma segunda publicação, Christina contou ter chamado um profissional para capturar e realocar o réptil, que media aproximadamente 1,52 m de comprimento.
Apesar do desespero da mulher, alguns internautas perguntaram se o animal foi o verdadeiro “traumatizado” da história, que foi vista quase 18 milhões de vezes na rede social.
CIDADES | Do R7
Gesielly diz ainda que o irmão não soube de imediato do sucesso do vídeo porque não tem redes sociais e não pode usar o celular durante o expediente de trabalho.
Mas isso não impediu o público de repercutir o acidente. "Como explicar isso no serviço? Atestado de atropelamento por capivara", brinca um dos internautas.
"Acho que foi pessoal isso, ela tava lá só esperando por ele", diz outro usuário do TikTok sobre a frieza e a paciência da capivara no ataque ao irmão de Gesielly.
Neste episódio do Comunicação Positiva, vamos falar de mais dois componentes da comunicação não violenta: sentimentos e necessidades. A especialista em oratória Erica Ferraz traz informações sobre a base da Comunicação Positiva. Escute agora e passe a ter um dia a dia com melhores relações.
Este podcast é um Original Brasil 61.
A LOJA QUE ESTÁ NO
Aos 89 anos, Francisco Cuoco se emociona em volta ao trabalho após depressão
Ator fez uma participação em "No corre", novo seriado de humor do Multishow
foto: Instagram
Esse é o primeiro trabalho do ator desde que ele superou a depressão diagnosticada em 2020, durante a pandemia de Covid. Cuoco chegou a falar do assunto em entrevista ao "Conversa com Bial", em fevereiro de 2021.
"Devagarinho, com ajuda dos filhos, eu fui me recuperando", disse ele na ocasião, afirmando ainda que gostaria de continuar fazendo novelas. "Acho que ainda tenho o vigor para isso".
Cuoco chegou à gravação, que ocorreu em São Paulo na última quinta-feira, 27, de bengala e foi aplaudido pela plateia e elenco do seriado. O veterano e se emocionou em sua volta ao trabalho (assista ao vídeo abaixo). Ele contracenou com nomes como Gaby Amarantos, Marco Luque, Érico Braz e Edgar Vivar, o intérprete de Seu Barriga, do seriado mexicano "Chaves".
fonte:https://extra.globo.com/
Letícia Laranja, a Flor de 'Terra e paixão', relembra acidente de bicicleta e perda de órgão: 'Quase morri'
Episódio deixou cicatriz na barriga da artista, marca que não tem problema em mostrar, e não a fez deixar o esporte
Por Gabriela Medeiros
Estreante na televisão, como a Flor de "Terra e paixão", Letícia Laranja é uma apaixonada por esportes e atividades físicos. Foi com o tempo, no entanto, que a atriz de 26 anos foi aprendendo a lidar com suas próprias inseguranças e enxergar os exercícios como verdadeiras terapias na vida, deixando de pensar apenas no emagrecimento. Uma das atividades que pratica, o mountain bike, foi responsável por um baita susto há dois anos.
— Capotei de bicicleta, quase morri. Perdi o baço, tive que fazer uma cirurgia superinvasiva. Fraturei coluna, quebrei costela, horrível. Fiquei internada por dez dias — relembra ela, que ganhou uma cicatriz na barriga como lembrança, marca que ela não tem o menor problema em mostrar.
O episódio não fez a artista deixar de praticar o esporte. Um estilo de vida mais saudável, aliás, faz parte do seu "ritual de beleza". Junto com os exercícios, água, chá e boa alimentação são hábitos que a atriz, natural de Petrópolis, costuma seguir.
— Acho que coisas como uma boa alimentação e tomar muita água, por exemplo, fazem mais diferença que algum produto. Mas também sempre usei cremes desde novinha porque tinha alergia respiratória, então minha pele ficava muito seca. Além disso, um protetor e só — descreve ela.
Hoje, a rotina já ficou um pouco mais diferente por conta de seu trabalho na novela de Walcyr Carrasco:
— Agora tenho mais cuidados. Tiro a maquiagem, faço limpeza, uso sérum, que eu nem sabia o que era. Quando a gente vai ficando mais velho, apesar de eu ser nova ainda, vamos vendo que as coisas precisam de um cuidado. Eu pego muito sol, uso muita maquiagem por conta do trabalho... Então se eu não tiver esses cuidados coitada da minha pele.
fonte;https://extra.globo.com/
Motorista se envolve em acidente e acaba preso por posse ilegal de arma no Jardim Santa Mônica
Após separação, Mariana Goldfarb se muda para casa nova
A modelo mostrou alguns detalhes do cantinho nas redes sociais
Por gshow — Rio de Janeiro
Mariana Goldfarb mostrou detalhes de sua casa nova. Nas redes sociais, a modelo, que se separou recentemente do ator Cauã Reymond, confessou:
"Eu não queria mostrar antes de estar tudo no lugar, mas não consegui. Então, vou ter que mostrar só um pouquinho".
No vídeo publicado nas redes, ela mostra a nova cozinha, com direito a louças e presentes das amigas, e um cantinho para tomar café da manhã. O espaço também conta com uma vista e um quadro com uma foto de Mariana.
Na parte inferior, o lugar se divide em dois ambientes: uma sala com mesa de jantar, e outra para assistir filmes.
"Está tudo vazio ainda, vou colocar umas plantas (...). Aqui é muito legal. Tem um vinil, um projetor...".
A área externa, que também fica na parte debaixo da residência, se tornou o cantinho favorito da modelo.
"É a minha área favorita, pega muito sol. Depois vou fazer uma horta..."
A modelo também fez um pedido para os amigos.
"Todo mundo que vier, [pode] trazer uma plantinha. Eu gosto de receber planta, não precisa ser flor. Gosto de planta no vaso, sabe? Para deixar aqui em casa, deixar um pedacinho de vocês...E, ai, gente, estou tão feliz", disse, emocionada.
A mudança para a casa nova acontece após a separação do ator Cauã Reymond. Os dois se separaram em abril deste ano, e o anúncio foi feito por ela em suas redes sociais.
Juntos desde 2016, eles tinham se casado no civil em fevereiro de 2019 e fizeram uma cerimônia íntima em abril do mesmo ano, na cidade de Ibitipoca, Minas Gerais.