terça-feira, 30 de maio de 2023

 Americana que nasceu em cadeia surpreende e vai estudar em Harvard 

Estudante foi criada apenas pelo pai, no Texas, e abraçada por uma mentora educacional; Aurora foi uma das melhores da sua turma de ensino médio 

Por Fernando Moreira


foto: Reprodução/Facebook

Um história de superação está encantando os americanos. Uma adolescente que nasceu numa prisão no Texas (EUA) superou todas as probabilidades ao se formar no ensino médio como umas das melhores alunas da classe e conseguir vaga para estudar na prestigiada Universidade de Harvard no próximo semestre.

Aurora Sky Castner se formou na Conroe High School na noite de quinta-feira (25/5), 18 anos depois de nascer na prisão do condado de Galveston, relatou o "Houston Chronicle".

A mãe de Aurora estava presa (o motivo não foi revelado) no momento em que ela deu à luz. Ela foi criada fora da cadeia pelo pai, que é bipolar, sem contato com a mãe, com a qual a jovem só se encontrou uma vez, aos 14 anos.

"Nasci na prisão", foi assim que a nova graduada abriu sua carta de inscrição antes de ser aceita pela direção de Harvard para estudar Direito.

Uma equipe da escola primária a apresentou a um programa de mentoria da comunidade, onde voluntários adultos aconselham alunos pelo menos uma vez por semana, durante um almoço, sobre suas necessidades, seus objetivos, seus medos e o futuro. Muitos dos pares mentor-aluno formam relacionamentos de anos e o de Aurora não foi diferente.

Mona Hamby faz parte da vida da jovem americana há uma década, de acordo com o "Chronicle".

"Recebi um relato sobre ela. Sua heroína era Rosa Parks, sua comida favorita eram tacos do Dairy Queen e ela adorava ler. Achei que isso soava como uma garotinha inteligente", disse Mona ao jornal. "Eu ainda tenho esse documento", completou.

As histórias das duas têm uma semelhança crucial. Como Aurora, Mona não teve a mãe presente na sua vida.

"Ela me disse 'eu já estive na prisão'. Eu disse: 'Não, isso não pode estar certo'", disse a tutora sobre a criança de 8 anos. "Eu sabia que não podia simplesmente ir almoçar com essa criança uma vez por semana, ela precisava de mais", acrescentou.

Mona levou Aurora para o seu primeiro corte de cabelo num salão, ajudou-a a comprar óculos e até a levou para visitar o campus de Harvard em março de 2022, informou a publicação texana.

"Depois daquela viagem, vi o amor dela pela escola se intensificar", declarou Mona.

"Era um ambiente muito diferente daquele em que cresci e isso não é uma coisa ruim", afirmou a jovem. "Tudo o que Mona me ensinou foi muito valioso, da mesma forma que tudo o que passei antes de Mona foi muito valioso", emendou ela.

Outros na comunidade também cuidaram da adolescente, desde ajudá-la a obter atendimento odontológico até presenteá-la com a experiência do acampamento de verão. Um professor da Universidade de Boston, James Wallace, até aconselhou Aurora em sua inscrição em Harvard, de acordo com o jornal.

"Ele me ajudou a contar minha história da melhor maneira possível", disse ela.

Harvard é a quinta melhor universidade do mundo, de acordo com avaliação da QS World University Rankings.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário