Atividades foram desenvolvidas com grupos atendidos pelo órgão de Assistência Social (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).
Em sequência às atividades alusivas ao Janeiro Branco, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Presidente Venceslau promoveu neste mês, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), ações de conscientização e reflexão sobre a importância da saúde mental com grupos atendidos pelo órgão de Assistência Social.
As atividades foram desenvolvidas nos dias 10, 11, 12 e 17 deste mês com os grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência do Idoso e da Primeira Infância. A iniciativa visa prevenir contra o desenvolvimento de doenças oriundas do adoecimento emocional, como a depressão.
As atividades foram adaptadas conforme cada faixa etária. As propostas foram distintas, haja vista que cada grupo possui sua particularidade. "Eles trabalham de acordo com a aquilo que levamos dos grupos. Por exemplo, na primeira infância, foi trabalhada a criança com o cuidador. O idoso com outro foco", informou Paula Scalon, coordenadora do Cras.
“Os grupos apresentaram uma resposta imediata, foi aberto espaço de fala. Foi uma ação bem provocativa, reflexiva, para a pessoa pensar no cuidado emocional”, complementou a coordenadora.
Trata-se do segundo ano de parceria envolvendo Cras e Caps para o desenvolvimento de ações voltadas ao mês de conscientização a respeito da saúde mental. Atividades semelhantes foram desenvolvidas no ano passado e a intenção é dar continuidade nos próximos anos.
Na semana passada, o Caps promoveu um café da manhã com orientações e dinâmicas na sede da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. A atividade foi desenvolvida como parte da programação do Janeiro Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário