INSS: começa nesta 4ª feira pagamento de benefícios de até um salário mínimo. Valor agora é de R$ 1.302
O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar, nesta quarta-feira (dia 25), os benefícios reajustados de quem recebe até um salário mínimo. O novo piso nacional agora é de R$ 1.302. Neste caso, o percentual de aumento é de 7,42% — acima dos 5,93% de inflação acumulada em 2022 (pelo INSS), ou seja, com ganho real.
O pagamento é feito levando em conta o número final do cartão de benefício (antes do traço). Portanto, amanhã vão receber os que pertencem ao grupo 1. No caso de quem ganha o piso nacional, o depósito é feito para um grupo por dia, entre os cinco últimos dias úteis de mês de referência e os cinco primeiros do mês seguinte. Confira o calendário abaixo.
No caso de quem ganha mais do que o salário mínimo, não haverá ganho real (acima da inflação). A correção anual dos benefícios previdenciários será menor — de apenas 5,93% —, percentual equivalente ao Índice de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no ano passado, apurado pelo IBGE.
O pagamento de quem recebe acima do piso nacional acontece sempre nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte, considerando dois grupos por dia. Portanto, o primeiro depósito será no dia 1º de fevereiro, para quem tem benefício com final 1 ou 6. Veja a seguir.
CONFIRA OS CALENDÁRIOS
Benefícios de até um salário mínimo
- Final 1: 25 de janeiro
- Final 2: 26 de janeiro
- Final 3: 27 de janeiro
- Final 4: 30 de janeiro
- Final 5: 31 de janeiro
- Final 6: 1º de fevereiro
- Final 7: 2 de fevereiro
- Final 8: 3 de fevereiro
- Final 9: 6 de fevereiro
- Final 0: 7 de fevereiro
Benefícios acima do salário mínimo
- Finais 1 e 6: 1º de fevereiro
- Finais 2 e 7: 2 de fevereiro
- Finais 3 e 8: 3 de fevereiro
- Finais 4 e 9: 6 de fevereiro
- Finais 5 e 0: 7 de fevereiro
Para mais informações como valores e datas de crédito, o cidadão pode acessar o aplicativo ou site Meu INSS. Outra opção é ligar gratuitamente para a central telefônica da Previdência Social, no número 135.
fonte:https://extra.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário