quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

CLIMA COM CHUVA E SOL REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NA LUTA CONTRA A DENGUE EM PRESIDENTE VENCESLAU


Pode ser uma imagem de 1 pessoa e estrada

Novos casos de dengue já foram contabilizados em 2023 e Prefeitura de Presidente Venceslau continua com o combate ao mosquito (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).
O clima com chuva e sol é uma característica do verão e a Prefeitura de Presidente Venceslau reforça a importância das ações preventivas contra a formação de criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Grazieli Feriani, pediu o engajamento da população no combate ao mosquito, sob o risco de registrarmos neste ano índices parecidos com os verificados em 2022. No ano passado, o setor contabilizou mais de 800 casos positivos da doença no município. “Se as pessoas não se conscientizarem de que a dengue a cada ano fica mais séria, mais grave e com mais sintomas, teremos problemas”, alertou.
Mesmo estando apenas no quarto dia do ano, a Vigilância Epidemiológica já registrou casos positivos de dengue em 2023. Segundo Grazieli, a retomada da transmissão foi verificada já no final de dezembro.
O Poder Público realiza diariamente ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Mesmo com atuação voltada para a área sem cobertura das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), o Núcleo de Endemias prestou apoio aos agentes comunitários de saúde que atuam nestas regiões, além de cobrir o perímetro de sua responsabilidade. Arrastões foram promovidos no ano passado com a coleta de materiais inservíveis dos quintais, de modo a eliminar criadouros do aedes aegypti. “Fizemos também um trabalho de casa a casa na cobertura dos ESFs com a retirada dos itens inservíveis, com o auxílio da caminhonete”, explicou Grazieli.
A próxima Avaliação de Densidade Larvária (ADL) será realizada neste mês e o setor de Vigilância Epidemiológica alerta a população sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito da dengue em residências e prédios comerciais.
Orientações
O controle é a melhor opção no combate ao mosquito. A Vigilância Epidemiológica solicita aos moradores e comerciantes que verifiquem as estruturas das residências e prédios comerciais para identificar e eliminar os criadouros.
Confira ações que podem auxiliar no combate a este mal:
- Verifique o quintal e elimine a água de qualquer recipiente, principalmente após as chuvas;
- Deixe a caixa d'água tampada e verifique se não há nenhuma abertura para que o mosquito possa depositar larvas;
- Cuide dos ralos de sua residência, colocando produtos químicos como água sanitária, caso necessário;
- Verifique a parte traseira da geladeira após descongelar;
- Retire água dos vasos de planta e coloque areia nos pratinhos.
"Se cada um fizer sua parte, junto com o Poder Público, iremos reduzir muito o impacto da doença", finalizou Grazieli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário