quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Número de atendimentos de câncer de próstata cai 44%


Pode ser uma imagem de hospital e céu

Foto: Arquivo

Tanto no Hospital de Esperança quanto no HR de Prudente houve queda no número de pacientes atendidos ao se comparar os 10 primeiros meses de 2021 e 2022
PRUDENTE - DA REDAÇÃO de O Imparcial de Presidente Prudente
Caiu 44% o número de atendimentos relacionados ao câncer de próstata em Presidente Prudente, no comparativo dos 10 primeiros meses de 2021 e 2022. Os dados são referentes a levantamentos realizados junto ao HE (Hospital de Esperança) e ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. De janeiro a outubro do ano passado, no município, foram 3.888 atendimentos. No mesmo período deste ano, números somados de ambas as unidades hospitalares é de 2.182 atendimentos.
Ao Hospital de Esperança, está relacionada à quantidade de atendimentos prestados no período analisado: em 2021, foram 3.820; já em 2022, foram 2.182: queda de cerca de 45%. Segundo o HE, a redução significativa no número de atendimentos está ligada à crise financeira pela qual passa o hospital atualmente.
No HR, houve redução de apenas de um atendimento: 68 de janeiro a outubro de 2021; 67 no mesmo período de 2022. Segundo a SES-SP (Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo), a pasta estadual incentiva a realização do exame preventivo de câncer de próstata, fundamental para o diagnóstico e tratamento precoce da doença.
A reportagem de O Imparcialtambém solicitou os dados de atendimentos realizados pela Santa Casa de Misericórdia de Prudente, no entanto, a unidade hospitalar informou que o setor responsável não conseguiu extrair os dados com precisão, pois as entradas para atendimentos relacionadas ao câncer de próstata nem sempre são pela CID (classificação internacional de doenças).
Campanha Novembro Azul
De acordo com SES-SP, ao longo deste mês foi realizada nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidade) de todo Estado a campanha do Novembro Azul, com ações especiais de conscientização, por meio de palestras com médicos urologistas e reforço nos atendimentos voltados à saúde do homem. Além disso, ao longo do ano, os AMEs contam com o programa permanente “Filho que ama leva o pai ao AME”, com atendimentos voltados às especialidades de cardiologia e urologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário