Cientistas descobrem dois minerais nunca vistos na Terra em meteorito de 15 toneladas encontrado na Somália
Dois minerais nunca antes observados na Terra foram descobertos dentro de um meteorito. El Ali, que pesa 15 toneladas, foi encontrado em 2020 na Somália. Ele é o nono maior meteorito já descoberto. Cientistas encontraram os dois novos minerais dentro de uma única folha de rocha de 70 gramas retirada do meteorito.
Os dois minerais foram nomeados elaliita, em homenagem ao meteoro, e elkinstantonita, em homenagem a Lindy Elkins-Tanton, diretora-gerente da Iniciativa Interplanetária da Universidade Estadual do Arizona (EUA), integrantes da equipe de estudos.
Os pesquisadores identificaram El Ali como um meteorito do complexo "Iron IAB" – ou um tipo de rocha espacial feita de ferro meteórico com manchas de silicatos.
"Durante a classificação, encontrei algumas inclusões, alguns minerais potenciais diferentes e interessantes dentro do meteorito", disse Chris Herd, professor do Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas da Universidade de Alberta (Canadá), nesta semana ao canal Global News.
"O que descobrimos agora é que há pelo menos dois novos minerais neste meteorito da Somália que nunca foram descobertos. A maioria das pessoas na minha profissão passa por sua carreira e nem mesmo encontra um novo mineral. Aqui... encontramos dois", acrescentou Herd.
Os pesquisadores descobriram os minerais observando a química da rocha e a proporção de elementos que estão lá.
fonte:https://extra.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário