sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

 

'Monstro de guerra' da era soviética abandonado em praia da Rússia vira atração turística

Por: Fernando Moreira em  
Ecranoplano MD-160, da era soviética, abandonado em praia
Ecranoplano MD-160, da era soviética, abandonado em praia Foto: Reprodução
Foto: Reprodução/Twitter

ecranoplano MD-160, mais conhecido como Lun, foi construído pela União Soviética para realizar ataques relâmpagos a navios. O exótico avião-barco híbrido de oito motores, apelidado de "Monstro do Mar Cáspio" e "armado até os dentes", foi construído como parte de um projeto ultrassecreto durante a Guerra Fria, mas está abandonado em uma praia na Rússia.

Com seus motores empilhados em sua asa, o ecranoplano pode reivindicar ser uma das máquinas mais estranhas já construídas. A "besta que cospe fogo" foi equipada com mísseis guiados disparados de seis lançadores com alcance de até 100 quilômetros.

Os espiões americanos estavam convencidos de que o ecranoplano também poderia ser usado para colocar minas, guerra antissubmarina e operações de busca e salvamento.

De acordo com o especialista em guerra naval H.I Sutton, na década de 1980 a União Soviética planejava construir oito para enfrentar os navios de guerra da Marinha dos EUA. Uma formação de três navios poderia lançar 18 mísseis, cada um viajando a três vezes a velocidade do som. Em declaração publicada no "Sun", ele descreve o ecranoplano como "impressionantemente rápido e fortemente armado" e uma das armas mais poderosas da Guerra Fria.

A ideia era que ele voaria muito rápido logo acima das ondas abaixo do radar usando o que é conhecido como "efeito solo" - a interação aerodinâmica entre as asas e a superfície. Esta formidável máquina foi capaz de decolar e pousar em condições de tempestade, com ondas de quase 3 metros. Tinha 74 metros de comprimento (maior que um Boeing 747-400) e 20 metros de altura, com uma envergadura de 44 metros, viajando a cerca de 550km/h. Mas não era capaz de voar a mais de 9 metros de altura. O uso do efeito solo significava que era tecnicamente classificado como um navio, apesar da aparência "aérea".

O trabalho no MD-160 começou na década de 1970. Ele entrou em serviço na Marinha soviética em 1987, quando a Guerra Fria já perdia força. Tinha seis oficiais e nove marinheiros como tripulantes. Dizia-se que os EUA, quando tomaram conhecimento do projeto, estavam preocupados com a possibilidade de trazer uma "nova dimensão à guerra naval de superfície". Porém o programa foi cancelado no início dos anos 1990 quando a União Soviética entrou em colapso.

A missão de transportar o ecranoplano Lun a um museu na Rússia fracassou e ele acabou abandonado em praia
Foto: Reprodução/Twitter
A missão de transportar o ecranoplano Lun a um museu na Rússia fracassou e ele acabou abandonado em praia Foto: Reprodução/Twitter

Até 2020, o ecranoplano Lun definhou numa base naval russa. Nesse ano, ele começou a ser transportado para um museu militar em Derbent (Rússia). Transportar a máquina de 385 toneladas pelo mar não foi uma tarefa simples. No caminho, o monstro ameaçou afundar após um vazamento e foi abandonado em uma praia, a alguns quilômetros do seu destino final. Virou atração turística.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário