terça-feira, 29 de novembro de 2022

 

Joelma revela ter tido 'três derrames' e 'paradas cardíacas': 'Passei por isso sozinha'

Foto: Instagram/Reprodução
Extra
Foto: Instagram/Reprodução

A cantora Joelma fez um desabafo, num show realizado no último fim de semana, em São Paulo, após se recuperar da Covid, doença que contraiu pela quinta vez. Aos fãs, a artista revelou que, dos últimos dois anos para cá, teve três derrames e "algumas" paradas cardíacas. A paraense de 48 anos afirmou que os problemas de saúde — complicações possivelmente derivadas das infecções por coronavírus, de acordo com seus médicos — não tiraram sua força de subir ao palco.

"Eu tive três derrames oculares. E algumas paradas cardíacas, mas isso ninguém sabe. Passei por isso sozinha. Mas Ele [Deus] é a minha força. Nele eu posso todas as coisas", disse a cantora, que se emocionou diante do público, durante apresentação da turnê "Isso é Calypso".

Desde que se iniciou a pandemia de coronavírus, em 2020, Joelma foi diagnosticada com a doença em cinco momentos diferentes. Em junho deste ano, ela precisou ser internada, com um quadro de esofagite, gastrite e edema. Resultado de complicações relacionadas às infecções para Covid-19, a condição a deixou com o rosto inchado à época, o que a deixou assustada, como a própria conta.

O efeito é raro em pacientes com Covid e até então desconhecido por muitos médicos. Alguns chegaram a duvidar que a reação pudesse ser relacionada à doença. A cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar, responsável pelo tratamento da cantora, no entanto, confirmou ao GLOBO que o rosto inchado se tratava de um sinal da infecção.

— Trata-se de um efeito da combinação da Covid-19 com o uso de corticoides — afirmou, em junho.

Joelma usou corticoides durante as infecções de coronavírus. Comum para o tratamento da doença, o medicamento tem efeito anti-inflamatório e causa inchaços. A Covid, por sua vez, afeta os vasos sanguíneos, também deflagrando inchaços. Na maioria das pessoas essa reação ocorre em outras partes do corpo, menos expostas. No caso de Joelma, o problema ficou mais concentrado no rosto.

"Tive todos os sintomas e mais alguns. Foi muito pesado o que eu passei. O meu corpo inchou, eu fiquei maior que uma grávida de nove meses. Fiquei totalmente deformada. Caiu muito meu cabelo, foi uma coisa absurda. Até agora meu corpo não voltou ao normal, tive que mudar de tamanho de sutiã", ressaltou ela, numa entrevista recente.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário