Ação foi iniciada nesta quarta-feira (26) (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau)
Uma área localizada no bairro Nico Moré, entre as ruas Santina Luquesi e José Carromeu, recebeu nesta quarta-feira (26/10) uma equipe da Prefeitura de Presidente Venceslau para realização de benfeitorias. O objetivo é potencializar a capacidade de absorção de uma bacia seca localizada no bairro, a fim de minimizar os impactos dos alagamentos no bairro Jardim Eldorado.
O local abriga uma bacia seca cuja área possui aproximadamente 1.400 m². Segundo Lívia dos Santos, secretária municipal de planejamento, a intenção da equipe da Prefeitura é retirar em torno de um metro de terra do local, ampliando a capacidade de absorção e reservação da bacia seca em dias de chuva. “Dimensionamos que, caso a gente consiga tirar em torno de um metro de terra deste local, a área poderá receber cerca de 2 milhões de litros de água oriunda das chuvas”, explicou.
Durante dias chuvosos, as águas pluviais oriundas do Jardim Aripuanã e avenida Carlos Platzeck passam pelo local. De acordo com moradores do Nico Moré, a enxurrada passa com muita força e velocidade. “Ela passa reto, desaguando nas alas que juntam com as águas do Jardim Eldorado”, comentou Lívia.
Moradores relataram que o espaço recebia apenas roçagem e a retirada de terra não acontecia. O trecho também possui uma canaleta natural que está obstruída e um alambrado que ficou danificado. “Vamos recuperar a canaleta e o alambrado para que essa área volte a ter função. A canaleta obstruída também influencia negativamente no escoamento de água, uma vez que a enxurrada acaba invadindo a rua”, pontuou Lívia.
Além do acompanhamento da Secretaria Municipal de Planejamento, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos executa o trabalho, que conta com uma retroescavadeira e um caminhão para retirada da terra.
O trabalho deve ser finalizado em uma semana, caso as condições climáticas sejam favoráveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário