sexta-feira, 30 de setembro de 2022

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INICIA VACINAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PRESIDENTE VENCESLAU CONTRA A PARALISIA INFANTIL



Ação foi iniciada na EMEI Maria Augusta Monteiro (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau)
A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) "Professora Maria Augusta Monteiro", na Vila Vicentina, recebeu dia (27) a equipe da Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau para o início da vacinação contra a poliomielite nas unidades escolares, com o objetivo de aumentar o índice de vacinação contra a doença.
A ação nas escolas objetiva imunizar as crianças faltosas, uma vez que o setor identificou uma cobertura vacinal muito baixa após o início da campanha. Para tanto, a unidade entrou em contato com os pais e responsáveis das crianças para obter a autorização com a finalidade de ampliar a imunização do público-alvo.
Atualmente, a cobertura de vacinação está em 44,8%, longe da meta de 95% estipulada para o município, estado e país. “Precisamos fazer essas ações para alavancar a vacinação em Presidente Venceslau. Por isso estamos indo nas creches principalmente, que possuem alunos na faixa etária de um a quatro anos, público-alvo da campanha”, informou Grazieli Feriani, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica.
A partir do dia D da campanha, realizado em 20 de agosto, a procura pela vacinação contra a pólio diminuiu, conforme Grazieli. A profissional da Vigilância Epidemiológica ressaltou que a vacina contra a doença não traz riscos para a criança. “A vacinação contra a polio não traz riscos para a criança, é indolor, são duas gotinhas apenas na boca”, comentou.
A ação desta manhã foi acompanhada pela prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, e contou com a participação do vice-prefeito, Everton Luiz Santana.
Dados da vacinação
Conforme Grazieli, o público-alvo de vacinação contra a poliomielite em Presidente Venceslau conta com 1.597 crianças. Destas, apenas 716 foram vacinadas até esta terça-feira (27).
Confira a vacinação por faixa etária:
- Crianças de um ano / vacinadas: 364 / 154 = 42,3% (Índice de vacinação);
- Crianças de dois anos / vacinadas: 411 / 208 = 50,6%;
- Crianças de três anos / vacinadas: 411 / 171 = 41,6%;
- Crianças de quatro anos / vacinadas: 411 / 183 = 44,5%.
Cronograma de vacinação contra a paralisia infantil nas EMEIs
- EMEI Paulo Freire - 28/09 - 8h30;
- EMEI Fernando Deak Murad - 29/09 - 8h30;
- EMEI Maria Terezinha Flora Araújo - 30/09 - 8h30;
- EMEI Elza Maria Canhetti Mondin - 03/10 - 8h30;
- EMEI Vila Alvorada - 04/10 - 8h30;
- EMEI Neide Theresinha Ferrari Tacca - 05/10 - 8h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário