quinta-feira, 29 de setembro de 2022

COMO NA COZINHA DE FILÓ, EM 'PANTANAL', OS LADRILHOS HIDRÁULICOS VOLTARAM AOS PROJETOS DE DECORAÇÃO; SAIBA COMO USÁ-LOS

Zefa (Paula Barbosa), Filó (Dira Paes) e Muda (Bella Campos)
Zefa (Paula Barbosa), Filó (Dira Paes) e Muda (Bella Campos) Foto: Rede Globo / DIvulgação
Douglas Alexandre e Guilherme Galvão / Foto: Rede Globo / DIvulgação

Em “Pantanal”, a cozinha de Filó (Dira Paes) costuma abrir o apetite dos telespectadores da novela. Mas desta vez ela inspira o tema de hoje da nossa coluna, com os seus ladrilhos hidráulicos. Eles são um revestimento artesanal, também conhecido como piso mosaico. A sua fabricação consiste na mistura de cimento, areia, pó de mármore e pigmentos. Diferente da cerâmica comum, seu processo de cura utiliza apenas água, e ele não é queimado.

A origem do ladrilho hidráulico é extremamente nobre. Ele é inspirado na arquitetura europeia, que usava aqueles mosaicos maravilhosos como revestimentos para as paredes dos luxuosos palácios. Símbolo de riqueza e nobreza no Brasil dos anos 20 e dos anos 50, ele fez parte de muitos projetos residenciais, marcando uma época de grande desenvolvimento. Hoje, volta com muita força, tornando-se o centro das atenções dos projetos que os utilizam. um artifício queridinho de muitos, mas também odiado por alguns, que acham difícil sua conservação e manutenção. Isso acontece porque, para que dure, ele precisa levar uma resina de proteção. Mas há aqueles que preferem a sua textura natural desgastada, quando o revestimento conta também uma história. Outra opção já existente no mercado são cerâmicas e porcelanatos que provocam esse mesmo efeito. Escolha o seu e ouse no seu ambiente. A seguir vamos ver dois exemplos. Inspire-se!


Apartamento térreo em Botafogo assinado por Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, do escritório Co+Lab Foto: Luiza Schreier / Divulgação

Para qualquer lugar

“Instagramável” e com muito espaço para armazenar os livros. Este foi o principal pedido das moradoras para a reforma deste apartamento térreo em Botafogo, de 95m², com projeto assinado pelas arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, do escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores. A reforma era um sonho antigo das proprietárias, para conferir mais personalidade à morada.

O casal, na faixa dos 35 anos, possui um perfil no Instagram sobre literatura e dá cursos on-line sobre o tema. Por isso, queria que todos os ambientes fossem esteticamente agradáveis, com possibilidades de cenário. Como ambas são editoras e escritoras, já trabalhavam em home office antes mesmo da pandemia. Com o aumento da demanda e do tempo em casa, precisavam de um espaço de trabalho, com boa iluminação.

Houve uma reforma total, com troca de revestimentos, novo projeto de marcenaria em todo o imóvel e integração da varanda à sala de estar, instalando ali o novo escritório. A cozinha é parcialmente aberta para a sala, com uma bancada em marcenaria compartilhada pelos dois cômodos. O piso, inspirado nos ladrilhos hidráulicos, é um dos destaques do ambiente, com padrão geométrico nas cores branco, preto e cinza.

Apartamento na Barra da Tijuca assinado pela arquiteta Paula Muller
Apartamento na Barra da Tijuca assinado pela arquiteta Paula Muller Foto: Lilia Mendel / Divulgação

Foto: Lilia Mendel / Divulgação

Já este outro apartamento de 200m² na Barra da Tijuca é de um casal sem filhos, na faixa dos 40 anos. Eles encomendaram um projeto de reforma de todos os cômodos à arquiteta Paula Müller. “Eles queriam integrar a sala com a cozinha. Também pediram para usar azul na decoração”, conta Paula.

O projeto buscou criar um lar de estilo contemporâneo, com toques modernos, que não fosse totalmente neutro ou sem graça. Para deixar os ambientes com mais personalidade, a arquiteta usou materiais, texturas, acabamentos e cores contrastantes em praticamente todos os cômodos. No que se refere à decoração, alguns objetos decorativos que os clientes já tinham foram aproveitados, especialmente as lembranças de viagens.

O destaque fica para a varanda integrada à sala, onde a parede revestida com ladrilhos hidráulicos azuis rouba a cena, em contraste com o piso e a marcenaria, ambos com tonalidade clara. Tons rosados aparecem no tapete e no estofado da poltrona.

Guilherme Galvão e Douglas Alexandre
Guilherme Galvão e Douglas Alexandre Foto: Foto: Caramelo Filmes / Divulgação

Foto: Foto: Caramelo Filmes / Divulgação

A coluna "Casa de Novela" é assinada pelo arquiteto e urbanista Guilherme Galvão e pelo engenheiro Douglas Alexandre.

Site: ggarquitetura.arq.br

Instagram: @2amarelos e @ggarquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário