
Apenas a média salarial é suficiente para que uma profissão seja socialmente respeitada, ou existem outros fatores que também influenciam na reputação de uma carreira, com sua função social? Que funções são mais admiradas? Uma pesquisa feita por uma empresa especializada em Recursos Humanos chegou a algumas respostas. Médico, cientista e agricultor, três das atividades mais importantes para a saúde e o bem-estar da população, encabeçam a lista das profissões mais apreciadas.
A análise, feita pelo Grupo Zety, de recolocação profissional, ouviu 1.053 pessoas nos Estados Unidos, que foram perguntados sobre quais funções eles consideravam respeitáveis, em que fatores se baseavam e quais profissões gostariam de fazer. Nas entrevistas, foi pedido que cada pessoa desse uma nota de 1 a 5 pontos para cada profissão pesquisada.
Depois dos médicos, cientistas e agricultores, que ficaram juntos em primeiro lugar, cada um com 83% na escala de respeito, apareceram os bombeiros e professores, empatados com 82%, e enfermeiros e integrantes das Forças Armadas, com 80%.
"Nossos vencedores conjuntos são, sem dúvida, um sinal dos tempos. Dois anos de pandemia global, os esforços incansáveis de profissionais médicos e cientistas têm sido uma fonte de esperança. E com os problemas da cadeia de suprimentos afetando a todos nós, não é surpresa que as pessoas reconheçam o trabalho dos agricultores que colocam comida em nossas mesas", analisou Caio Sampaio, especialista em Carreira da plataforma.
Por último, como as funções menos admiradas, apareceram empatados políticos e estrelas de reality shows (41%), seguidos de influenciadores (44%) e jornalistas (53%).
A admiração, no entanto, não se traduz em desejo de desempenhar muitas das funções — com exceção daquelas pouco apreciadas, como políticos e influenciadores. Apesar de a campeã no quesito de respeito, a carreira de cientista, também aparecer no topo do ranking de desejo, outras funções admiradas acabaram para baixo na lista, como a de médico, que ficou na quinta posição (66%), e os bombeiros, em nono lugar (59%).
Leia mais: Rio tem 6.731 postos de trabalho, estágio e jovem aprendiz, incluindo vagas temporárias
Já os empreendedores, na 8ª posição de admiração, ocupam a segunda posição na escala de possibilidade (70%).
"Outro ponto interessante foram as opiniões sobre os coletores de lixo. Eles são facilmente classificados na metade superior do nosso ranking de respeito, mas ficam perto da parte inferior dos empregos que as pessoas realmente desejam. Portanto, é muito bom respeitar as pessoas que limpam seu lixo, mas quando se trata de coletar esse lixo você mesmo? Não muito", observou Sampaio.
Entre os fatores que, segundo a análise, determinam se uma carreira é respeitável ou não, o cuidado com os outros (87%), a confiança (86%) e a importância para a sociedade (85%) encabeçaram as razões citadas pelos americanos ouvidos.
Poder (55%), prestígio (60% e salário alto (65%) aparecem como os motivos menos importantes para se admirar uma carreira.
fonte:https://extra.globo.com/
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora vão poder pedir bloqueio e desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato. O pedido deverá ser realizado por meio dos canais remotos de atendimento. Excepcionalmente, na hipótese em que o interessado alegue não dispor de meios para fazer o requerimento eletrônico, a agência da Previdência Social fará o atendimento de forma agendada, por meio do serviço de "Atendimento Simplificado".
De acordo com a Portaria 1.060, publicada no Diário Oficial da União, "o serviço do tipo tarefa está incluído no grupo 'Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços', com a sigla "BLODESB", código 16315 e deverá ser configurado para gestão nessa fila".
Para realizar o requerimento de "desbloqueio" será solicitado documento de identificação com foto do beneficiário e, quando necessário, do procurador/representante legal.
Ainda conforme a portaria, a solicitação de desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato poderá ser realizada após decorrido o prazo de 90 dias da concessão do benefício.
De acordo com Emilia Florim, especialista em Direito Previdenciário, do escritório Neves Bezerra Sociedade de Advocacia, essas mudanças decorrem do processo de implementação da plataforma on-line do INSS que surgiu em 2018, o Meu INSS.
— Na verdade, desde o ano de 2011, o INSS já tinha a intenção de instituir o processo eletrônico como forma de trabalho, por meio da Resolução 166, de 11 de novembro de 2011, que assim dispõe: Art. 1º. Fica instituído o processo eletrônico no âmbito do INSS, nos termos do anexo desta resolução — explica.
Emília complementa:
— A Instrução Normativa INSS 110, de 3 de dezembro de 2020, já alterava a Instrução Normativa INSS 77 de 2015, republicada no Diário Oficial da União em 7 de dezembro de 2020 por ter saído com incorreções no original publicado no Diário Oficial da União 232, de 4 de dezembro de 2020, Seção 1, pág. 97.
Ambas tratavam de descontos de mensalidades associativas no valor de aposentadorias e pensão por morte, diz Emília:
— Ou seja, o assunto não é tão novo.
fonte:https://extra.globo.com/
Nossos esforços estão voltados para assegurar através de oferta de produtos e serviços desenvolvidos de acordo com a necessidade específica de cada segmento, dando destaque ao Seguro Automóvel, Empresarial, Residencial"
Vídeo mostra 'russo tendo perna quebrada de propósito' para não ir à guerra na Ucrânia
Um jovem russo que tentava evitar o serviço militar na Rússia pediu a um amigo que quebrasse uma das suas pernas para ficar fora do processo de recrutamento imposto pelo presidente Vladimir Putin, que deseja mais 300 mil homens na guerra na Ucrânia.
A chamada "mobilização parcial" fez com que centenas de milhares de homens de 18 a 35 anos fossem proibidos de deixar as regiões em que residem.
A convocação militar causou protestos generalizados no país e pânico entre os jovens que adotavam medidas cada vez mais radicais para evitar o serviço militar.
Alguns tentaram deixar o país e atravessar a fronteira para países vizinhos como Geórgia, Finlândia, Cazaquistão e Mongólia, com filas que se estendem por quilômetros.
Em um vídeo que viralizou em redes sociais, um russo desesperado mostra as terríveis medidas que alguns estão adotando para evitar ser convocados pelo Exército. Ele se senta no chão diante de uma escada e coloca os pés nos degraus.
Segundos depois, um amigo desce as escadas pulando e cai sobre a perna esticada, supostamente quebrando os ossos. O homem solta um grito e se curva para o lado enquanto manifesta dor excruciante. O amigo parace transtornado com a situação.
"Recrutas na Federação Russa quebram as pernas para evitar serem mobilizados", diz o vídeo viral.
Matéria do "Economist" cita um outro russo que se apega a um problema de visão para não ir ao front. Há relatos de convocados que alegam problema físico ou de saúde estão sendo examinados por médicos militares a fim de atestar se têm ou não condição de ir para a guerra.
Há vídeos circulando nas mídias sociais mostrando tropas russas recém-mobilizadas sendo negadas comida e água depois de reclamarem das condições precárias. A conta do Twitter "Ukraine Reporter" citou um soldado dizendo: "Eles têm acesso restrito ao banheiro."
Foto: Polícia Militar Ambiental
Foto: Polícia Militar