quarta-feira, 31 de agosto de 2022

PREFEITA BÁRBARA LANÇA PROJETO E ZERA FILA DE ESPERA DA OFTALMOLOGIA EM PRESIDENTE VENCESLAU


Pode ser uma imagem de 3 pessoas


Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna
Poder Executivo realizou pregão para contratação de 500 consultas, mais de 1,2 mil procedimentos e 150 cirurgias (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau)
A prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, lançou na quinta-feira (25) o projeto "Nossa Saúde Melhor", executado pela Prefeitura para adquirir serviços de especialidade médica para zerar a demanda e espera de munícipes para consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.
Nesta primeira etapa, o projeto contempla a especialidade de oftalmologia. Após a realização de pregão eletrônico, a clínica Oftalmo Castro foi a vencedora e o Poder Executivo adquiriu 500 consultas, mais de 1,2 mil procedimentos e 150 cirurgias. A Administração Municipal também teve o cuidado de comprar colírio, uma vez que as 80 cirurgias de catarata vão precisar de acompanhamento pós-cirúrgico. "Todos os serviços serão oferecidos aqui, com muita qualidade e excelência aos nossos munícipes", disse Bárbara.
Foi explicado por Bárbara Vilches que as pessoas contempladas não foram escolhidas pelo Poder Público. Estes munícipes já estavam cadastrados na Regulação, após buscarem atendimento no Posto de Saúde e, consequentemente, serem encaminhados para os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Presidente Prudente e Dracena. "Era uma demanda reprimida. Tinham pessoas que fomos visitar e elas relataram que fazia cinco anos que esperavam pela cirurgia de catarata. Pessoas que esperavam a consulta há meses, anos. Não são escolhas nossas, eram pessoas que já estavam na fila. É algo inédito em Presidente Venceslau na área da saúde", explanou a prefeita.
Para a execução do projeto, a prefeita Bárbara buscou recursos junto às esferas Estadual e Federal. Segundo ela, a intenção é dar continuidade ao "Nossa Saúde Melhor" nos próximos meses, em outra especialidade. "É algo que pretendemos dar continuidade, um projeto sempre comprando serviços de especialidade médica, uma vez que a Prefeitura cuida da Atenção Básica, mas a gente sabe que a necessidade é muito grande da nossa população e existe uma espera muito grande na fila do Sistema Único de Saúde (SUS)", frisou.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna



Com a finalidade de atender o mais rápido possível todas as pessoas da lista, a equipe da Oftalmo Castro realiza mutirões nos finais de semana. Edmar Castro, oftalmologista e proprietário da clínica, externou sua satisfação em poder fazer parte deste projeto. "Satisfação muito grande, pois estou aqui há décadas e sempre vi o sofrimento das pessoas, principalmente mais humildes e conseguir uma consulta, um procedimento, e agora ficamos gratificados com isso, pois estamos sendo apoiados pela Prefeita de Presidente Venceslau e vamos conseguir zerar essa demanda", pontuou.
Castro informou que são realizadas cirurgias de catarata, pterígio e blefaroplastia (plástica palpebral), entre outros serviços. "Conseguimos realizar essas cirurgias em algumas pessoas e na realidade estamos conseguindo fazer com que a oftalmologia seja exercida em pleno sentido específico", afirmou.
A senhora Maria de Fátima foi uma das beneficiadas pelo projeto. Em conversa com a prefeita, ela informou estar na fila para uma cirurgia desta especialidade há mais de quatro anos. Ela será atendida no próximo dia 4 de setembro. No bate-papo, a munícipe comemorou o fato e se emocionou. "Agora que saiu a minha cirurgia estou muito feliz, você não tem noção. Estou até dormindo um pouco a mais", revelou.
Geni Moura, outra munícipe contemplada por meio do projeto, disse que esperava há mais de cinco anos pelo atendimento. Ela recebeu a visita da prefeita Bárbara Vilches e da secretária municipal de saúde, Lianir Aguillar. Na oportunidade, aproveitou para agradecer pela execução do projeto. "Fiquei muito emocionada. Só tenho a agradecer a vocês, primeiramente Deus, à médica”, lembrou.
A paciente passou por cirurgia de pterígio para posteriormente receber a indicação de um óculos adequado. "Não senti nenhuma dor. Eles passaram remédio para depois (pós-cirurgia)", explicou.
A execução da primeira etapa do projeto "Nossa Saúde Melhor" contou com a utilização de emendas destinadas por deputados estaduais e um deputado federal, totalizando a quantia de R$ 540 mil. Os valores foram destinados para custeio em ações de média e alta complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário