segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Iniciada semana de combate à leishmaniose em Presidente Venceslau; confira a programação



Atividades são realizadas entre os dias 8 e 12 (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau)

Foi iniciada nesta segunda-feira ( 8 ) a semana de combate à leishmaniose em Presidente Venceslau. O Núcleo de Endemias, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação com atividades até o próximo dia 12, sexta-feira.

Hoje, a equipe realizou colagem de cartazes em escolas e estabelecimentos comerciais da cidade. Amanhã (9), a programação prevê a promoção de palestra e distribuição de panfletos nas unidades EMEFEI Professor João Rodrigues e EMEI Professor Neide Theresinha F. Tacca.

O primeiro dia de coleta de sangue canino será na quarta-feira (10), das 7h30 às 12h, na praça Nicolau Iasbeck, nas proximidades do bairro Jardim Eldorado.

Na quinta-feira (11), segundo dia de coleta, a ação será realizada na praça do bairro Nico Moré.

O último dia de coleta para exames será na sexta-feira (12), na praça Elias Palácio, no Jardim Eldorado.

Doença e mosquito transmissor

A leishmaniose visceral é uma doença grave que pode afetar humanos e os cães. Em pessoas, os sintomas são febre, emagrecimento, crescimento do baço, fraqueza, sangramento e outras infecções. O tratamento precoce pode curar a doença. Já em cães, os sintomas são emagrecimento, vômitos, fraqueza, queda de pelos, crescimento anormal das unhas e feridas no corpo.

O mosquito transmissor da leishmaniose visceral é conhecido como "Mosquito Palha", menor do que o pernilongo comum. Possui hábitos noturnos e inicia suas atividades ao entardecer.

O mosquito escolhe locais úmidos e com acúmulo de matéria orgânica (folhas, frutos, fezes de animais, etc) para depositar seus ovos e garantir novas gerações.

Vacinação contra a raiva

Carla de Melo, veterinária do núcleo de endemias, explicou que o setor realiza a vacinação contra a raiva, com início da imunização de cães na Zona Rural, uma vez que a vacinação não foi realizada no ano passado. Após a conclusão nos assentamentos, a vacinação será iniciada na cidade. "Independentemente disso, estamos vacinando aqui na sede do setor de endemias. Quem nos liga recebe a orientação para trazer o animal até aqui", comentou.

O Núcleo de Controle de Endemias está na rua Olavo Bilac, 120, ao lado do CEU das Artes. O atendimento no local é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Neste sábado (13), a Prefeitura promoverá, em parceria com a Agropecuária Pontal Vet, uma campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na sede da empresa, das 7h30 ao meio-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário